Ticker

10/recent/ticker-posts

Vera em braço de ferro com o SIC

A ministra das Finanças, Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa, é citada em meios do regime como estando em um braço de ferro com a direção do Serviço de Investigação Criminal (SIC) quanto à autoria da queixa sobre a fraude fiscal que levou ao afastamento e à detenção de altos funcionários da Administração Geral Tributária (AGT).

De acordo com apurações, numa reunião com o Presidente da República, a ministra teria recebido um voto de confiança de João Lourenço após apresentar a sua versão dos factos, indicando que foi ela quem fez a denúncia e acionou o SIC para o processo de responsabilização criminal dos funcionários da AGT. Ao SIC, coube a tarefa de anunciar publicamente a operação, produzindo um estado de opinião que indicava que a polícia de investigação foi a mentora da descoberta.

O SIC deteve vários altos funcionários da Administração Geral Tributária (AGT) devido ao desvio de 7.000 milhões de kwanzas relacionados a reembolsos fraudulentos do IVA. Entre os detidos estão: Tiago André Gonçalves Cordeiro dos Santos, administrador responsável pelas direções do IVA, Planejamento Estratégico e Tecnologias de Informação; João Narciso Love, diretor dos Serviços do IVA; e Ludgero Elmer da Silva, diretor de Cadastro e Arrecadação de Receitas.

Além desses, um empresário e consultor da empresa China Huashi Group (H&S) também foi detido por suspeita de envolvimento no esquema fraudulento.

 Em resposta a essas detenções, a ministra das Finanças, Vera Daves, exonerou os referidos funcionários de seus cargos na AGT.

 As investigações continuam em andamento para identificar todos os envolvidos no esquema fraudulento.

Enviar um comentário

0 Comentários