Ticker

10/recent/ticker-posts

DG do Instituto de Jogos afastado por corrupção

 A ministra das Finanças, Vera Daves, afastou nos últimos dias Paulo Jorge Ringote e Saydi Henda Mendes Leitão dos respectivos cargos de Diretor-Geral e Diretor-Geral-Adjunto do Instituto de Supervisão de Jogos (ISJ). Ainda não foi anunciado um novo DG, apesar de ter sido nomeado Cláudio Daniel Mário Paulo para o cargo de Diretor-Geral-Adjunto do ISJ.

No cargo desde 2020, Paulo Jorge Ringote (irmão da ex-ministra Dalva Ringote) foi exonerado na sequência de acusações segundo as quais fazia negócios com as operadoras e traiu a confiança dos concursos públicos, facilitando e dando negócios à consultoria Mota Tavares & Barros, detentora da Elephant Bet, uma empresa de jogos de azar presente em países como Moçambique, Zâmbia, Quênia, Nigéria e Gana.

As acusações contra ele, segundo apurou o Club-K, teriam ganhado consistência no início do ano passado, quando foi mencionado em denuncias como estando a favorecer a empresa francesa Elephant Bet em detrimento de outras concorrentes, incluindo a Angolott, próxima à Fundação Sagrada Esperança, ligada ao MPLA.

Segundo as acusações, Ringote teria pressionado a comissão de avaliação do concurso para manipular os pareceres técnicos e garantir a vitória da empresa francesa. A comissão de avaliação, composta por cinco membros, estaria sob a influência de Ringote e outros envolvidos, como Jerson Alexandre de Carvalho e José Claudio da Silva Quimbamba, ambos com ligações a Ringote. Além disso, surgiram rumores de que a Elephant Bet teria prometido contrapartidas a Ringote, incluindo participações financeiras, em troca de sua ajuda para vencer o concurso.

Enviar um comentário

0 Comentários