Ticker

10/recent/ticker-posts

Direcção da UNAP perspectiva a defesa dos interesses da classe


O secretário - geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), Fernandes de Carvalho “Tozé”, disse, ontem, em Luanda, que a comissão directiva pretende, este ano, dar uma outra dinâmica à instituição em defesa dos interesses dos artistas plásticos.

O secretário-geral realçou que a comissão directiva vai procurar cumprir o programa eleitoral do quadriénio (2021-2025), que começou com o projecto de reunificação e reaproximação dos associados.

De acordo com Tozé, a ideia é reforçar cada vez mais os programas de dinamização das artes, dando, sobretudo, mais atenção às delegações províncias da UNAP, de forma a que estejam em sintonia com as linhas de força do programa da direcção geral. "Temos estado também a fazer parcerias com várias instituições. Recentemente, tivemos na nossa sede uma entidade cultural de Fortaleza, no Brasil, com quem adiantamos algumas iniciativas de maneira a criar parcerias e interacção artística”, explicou.

Segundo o também artista plástico Tozé, ao longo do ano passado foram realizadas diversas actividades culturais e administrativas, de acordo com a planificação e execução do programa em acção, sob  orientação do Ministério da Cultura e Turismo.

Fernandes de Carvalho "Tozé” disse que está prevista a revitalização das delegações e núcleos provinciais. O secretário-geral avançou que há uma maior interacção com os associados na promoção de acções de convivência e intercâmbio com os espaços dos ateliers dos artistas. "Temos a pretensão de activar  as oficinas da UNAP de Gravura, Escultura e Cerâmica, bem como a materialização dos diferentes projectos do plano de acção”.

Segundo o artista plástico, está em curso, o programa de celebração de acordos de parceria e cooperação com diferentes instituições homólogas. Quanto à estrutura do edifício sede da UNAP, acrescentou, existe a intenção de intervenção do Ministério da Cultura e Turismo.

Tozé garantiu que o Ministério da Cultura e Turismo autorizou, no âmbito das parcerias público-privadas, a requerem parceiros que possam apoiar na reabilitação do edifício, por forma a dar maior dignidade à classe artística.

Classe unida

Fernandes de Carvalho "Tozé”, disse que o foco para este ano é continuar a desenvolver programas para ajudar na melhor interacção entre os artistas associados de diferentes gerações.

A intenção de se ter uma UNAP com artistas de várias gerações, disse, vai permitir fortalecer os laços de amizade e união da classe. "A união entre os associados, além de ser para troca de experiências, será no sentido de convidar os artistas plásticos a fazerem parte da associação”.

A União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) é uma agremiação cultural fundada a 8 de Outubro de 1977, e que tem como finalidade a promoção e divulgação das obras de arte e os respectivos artistas plásticos angolanos.

Enviar um comentário

0 Comentários