Ticker

10/recent/ticker-posts

Akwaba a música chamada à festa do futebol africano

 Magic System, Yemi Alade e Mohamed Ramadan, o trio panafricano que dá voz ao tema “Akwaba”, o hino oficial do Campeonato Africano de Futebol, actuaram na cerimónia de abertura do evento realizado, no último sábado, no Stade Olympique Alassane Ouattara, na Côte d’Ivoire.

 Para o CAN 2023, que decorre desde o passado sábado e encerra no dia 11 de Fevereiro, a Confederação Africana de Futebol e a Universal Music África, em Dezembro de 2023, lançou uma EP para fazer história na festa do futebol do continente onde estão reunidas as principais estrelas da modalidade da actualidade e do passado, assim como africanos que se destacam em várias áreas.

 Magic System, Yemi Alade, Mohamed Ramadan Vegedream, Cysoul e Kaaris fazem parte do projecto com seis temas musicais. Na obra é visível o domínio dos artistas do país anfitrião desta edição do CAN, a Côte d’Ivoire apesar do disco se apresentar como uma reunião de todos os artistas do CAN dos países participantes nesta fase final da prestigiada competição.

Franck-Alcide Kacou, director geral da Universal Music África, declarou, em entrevista à Agência de Imprensa da Nigéria (NAN), que o álbum da Copa das Nações Africanas (CAN 2023) foi projectado para durar além do torneio.

A título de introdução, disse, a música "Akwaba” que tem a participação de Magic System (ivoriense), Yemi Alade (nigeriana) e Mohamed Ramadan (egípcio), que dá um sabor panafricano a esta obra. "Akwaba”, que se traduz como "bem-vindo” na língua Baoulé, lança as bases para esta fusão de ritmos populares. Dado o pontapé inicial, Didi B, Serge Beynaud e Roseline Layo, artistas ivorienses pegam a bola no rebote com o título "Welcome”.

Ao contrário do que o título pode sugerir, esta não é uma repetição do título "Akwaba”. Os três artistas dão um ritmo rap e festivo e abrem o disco para um público mais urbano, habituado às produções pesadas dos seus cantores preferidos. Não há necessidade de se demorar no título que é tocado em duas partes, já que o refrão vai fazer as pessoas dançar de forma peculiar, onde os versos diminuem o ritmo. Os fãs estão prontos para apoiar a sua equipa nesta fase de audição.

Kerozen (marfinense) e Cysoul (camaronês) dão o passo decisivo e proclamam em alto e bom som que "l’Afrique c’est nous” no seu dueto exclusivo e uma boa combinação. Na composição desta peça encontramos o produtor ivoriense Tam Sir, que actualmente está envolvido em todos os projectos artísticos.

Enviar um comentário

0 Comentários