Ticker

10/recent/ticker-posts

CAMPONESES DO MUNICÍPIO APOSTAM NA PRODUÇÃO DE ARROZ

 

Camponeses agrupados em associações e cooperativas agrícolas no município de Lucala, na província do Cuanza-Norte, apostam no cultivo de arroz, para a campanha agrícola em curso, segundo anúncio do director municipal da Agricultura Pecuária e Pescas.

 De acordo com o administração municipal Gildo Manuel Barão disse que está a distribuir sementes de arroz às associações e cooperativas agrícolas, assim como aos pequenos produtores desta Região, no sentido de voltarem a cultivar o arroz com práticas e técnicas modernas na preparação das terras.

O titular da pasta da Agricultura no município, sublinhou que só no primeiro trimestre do ano em curso, serão entregues um total de 190 sacos de sementes de arroz, que vai beneficiar mais de 30 famílias.

Disse que, a par da distribuição poder-se-á fazer um acompanhamento aos camponeses convista a muni-los de técnicas inovadoras, para terem uma colheita satisfatório.

E o administrador municipal em exercício, Isaías Vendama Cateco que falava durante a cerimónia de entrega simbólica das sementes, realçou que, sendo a agricultura uma área vital para acabar com a fome, as autoridades devem apoiar as famílias camponesas, no sentido destas intensificarem a produção.

 Isaías Cateco reconheceu que os agricultores ainda enfrentam uma série de problemas, desde o mau estado das vias de acesso, falta de transporte e escassez de inputes agrícolas. Mas, encorajo-vos a continuarem a luta, para vencermos a fome, disse.

Avançou que existe a nível da Administração Municipal um Programa de Combate à Pobreza, que estabelece um conjunto de acções de apoio aos agricultores, quer do ponto de vista material, quer técnico.

O responsável advogou a necessidade do empresariado local e não só, investirem seriamente no cultivo do arroz, para estimular os camponeses a se interessarem na produção e comercialização deste produto. O arroz requer grandes quantidades de fertilizantes e estamos a falar em 1,5 toneladas por hectare, sublinhou o administrador em exercício.


Enviar um comentário

1 Comentários