Ticker

10/recent/ticker-posts

Jonas Savimbi e Holden Roberto serão condecorados no âmbito dos 50 anos da Independência Nacional

Os três signatários dos Acordos de Alvor, nomeadamente Agostinho Neto (MPLA), Holden Roberto (FNLA)e Jonas Savimbi (UNITA), líderes dos Movimento de Libertação Nacional vão ser condecorados com a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência, pelo seu contributo para o fim do jugo colonial.

O facto foi tornado público pelo Presidente da República, João Lourenço, quando discursava nesta quarta-feira, 15 de Outubro, na Assembleia Nacional, na sua mensagem sobre o estado da Nação, que marca a abertura de novo ano legislativo 2025/2026.

No seu discurso à Nação, o chefe de Estado descreveu a longa guerra civil e os ganhos alcançados desde então em todos os domínios da vida nacional, como um tributo “ao espírito do perdão, da paz e da reconciliação nacional”.

A decisão de distinguir os fundadores da UNITA e da FNLA surge após críticas e polémica pela ausência destes nomes nas listas de condecorações já atribuídas no âmbito das celebrações da independência.

A decisão do Presidente João Lourenço foi fortemente aplaudida no hemiciclo angolano pelos deputados pela bancada parlamentar do MPLA e demais convidados, com a excepção dos deputados da UNITA.

 

 

Enviar um comentário

0 Comentários