Ticker

10/recent/ticker-posts

"Kopelipa" e "Dino" não são sócios do CIF Angola

Segundo Manuel Vicente, a China Sonangol, enquanto cliente da Sonangol E.P., recebeu 27 carregamentos de petróleo entre 2004 e 2006, avaliados em mais de 1,5 biliões de dólares, pelos quais pagou integralmente: “Não é possível a China Sonangol receber petróleo e não pagar.”

No depoimento de 34 páginas, hoje lido em tribunal, Manuel Vicente declarou que nem “Kopelipa” nem “Dino” são sócios do CIF Angola, esclarecendo que o general Dino foi apenas chamado para ajudar na reestruturação da empresa, sob orientação de José Eduardo dos Santos.

Manuel Vicente pode ser chamado a testemunhar no julgamento de generais ...

Rejeitou também que o CIF tenha recebido pagamentos da Sonangol em petróleo, considerando “impossível a utilização deste mecanismo para a comercialização deste produto”.

Os arguidos enfrentam acusações de peculato, burla por defraudação, falsificação de documentos, associação criminosa, abuso de poder, branqueamento de capitais e tráfico de influência.

De acordo com a acusação, as empresas visadas terão sido utilizadas para montar um esquema em torno de um acordo de financiamento entre Angola e a China, destinado à reconstrução nacional após a guerra civil, envolvendo a China International Fund, suas subsidiárias e a Sonangol

Enviar um comentário

0 Comentários