Ticker

10/recent/ticker-posts

FLEC-FAC decreta cessar-fogo unilateral em Cabinda por dois meses

 O Estado-Maior General das Forças Armadas Cabindesas (FAC), braço militar da Frente de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC-FAC), anunciou esta segunda-feira, 14, um cessar-fogo unilateral com efeito imediato em todo o território de Cabinda, cuja trégua terá a duração de dois meses, terminando às 23 horas do dia 14 de Junho de 2025.

A decisão, segundo o comunicado oficial, foi tomada em coordenação com a direcção política da FLEC-FAC e visa criar um ambiente propício ao diálogo com as autoridades angolanas, no sentido de pôr termo ao conflito armado em curso naquela região.

De acordo ainda com o comunicado das FAC, a trégua surge também em resposta à recente iniciativa do partido angolano UNITA, que manifestou a intenção de apresentar ao Parlamento uma proposta relacionada com a situação de Cabinda.

A FLEC-FAC declara que o cessar-fogo pretende não interferir no desenrolar desta acção política e vê na mesma uma possível porta de entrada para negociações sérias. 

No entanto, o comunicado sublinha que a FLEC-FAC se reserva o direito de responder militarmente caso as Forças Armadas Angolanas (FAA) cometam actos de provocação ou de repressão contra a população cabindesa durante este período.

“Reafirmamos o nosso compromisso com a resolução pacífica do conflito e reiteramos a nossa abertura ao diálogo, no respeito pelo direito à autodeterminação do povo de Cabinda”, lê-se no documento assinado pelo tenente-general João Cruz Mavinga Lúcifer, chefe da direcção das Forças Especiais das FAC.

O cessar-fogo, iniciado esta segunda-feira, 14 de Abril, poderá ser revogado caso a iniciativa da UNITA não apresente resultados concretos até ao final do período estipulado.

Enviar um comentário

0 Comentários