Ticker

10/recent/ticker-posts

Projecto água segura capacita empresas de área social em participação e educação comunitária

 Decorre no distrito Mossuril, na província de Nampula, do dia 10 a 14 de Fevereiro do ano em curso, uma sessão de capacitação sobre a adopção de técnicas e ferramentas para promover o envolvimento comunitário em toda as fases de construção e implementação de infra-estruturas de abastecimento de água, saneamento e higiene, no âmbito do Projecto Água Segura para vilas e zonas rurais das províncias de Nampula e Zambézia.

No evento, estão a ser treinadas as Empresas da área social para melhorar a abordagem e promover a educação comunitária, higiene, saneamento em comunidades e escolas.

O treinamento conta com a participação de técnicos dos Serviços Distritais de Planeamento e Infra-estruturas e dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social dos distritos onde o Projecto Água Segura está a ser implementado. Participam, igualmente, técnicos da Direcção Provincial das Obras Públicas, Direcção Provincial da Educação e Cultura, Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento e representantes de empresas da área social.

Esta acção de capacitação visa adoptar os participantes de técnicas e ferramentas para promover o envolvimento comunitário na construção e implementação de infra-estruturas de abastecimento de água, saneamento e higiene.

Importa referir que, durante os cinco dias de capacitação, estão previstas actividades de campo e serão abordados temas como: saneamento total liderado pela comunidade (SANTOLIC), simulação do despertar da comunidade para o saneamento, montagem e desmontagem de bombas manuais de água e a violência baseada no género (VBG).

O Projecto Água Segura para Vilas e Zonas Rurais das Províncias de Nampula e Zambézia é implementado pelo Ministério das Obras Públicas, habitação e recursos hídricos através da Direcção Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS) e pela Administração de Infra-estruturas de Água e Saneamento (AIAS) e as Direcções Províncias de Obras Públicas de Nampula e Zambézia com os fundos do Banco Mundial.

Enviar um comentário

0 Comentários