Ticker

10/recent/ticker-posts

Acompanhe o discurso na integra: Augusto Sumbula presidente da associação dos antigos combatentes da FNLA discursa pela primeira

 Desejo-vos as minhas calorosas Boas-Vindas a esta Iª Sessão Ordinária do Conselho Directivo e a Deus rogamos que nos abençoe! Participemos agora e hoje, 24 de setembro de 2024, volvidos 116 dias da realização da IVª Assembleia Geral de Renovação de Mandatos, realizado em 31 de maio de 2024. Onde foi eleita a nova direção, na sua sede no Distrito Urbano do Kicolo, Município de Cacuaco.

Ainda o presidente da associação dos antigos combatentes AAC/FNLA, Augusto Manuel Sumbula, fez saber no seu discurso  Honremos pois, com o nosso amor, reconhecimento e gratidão, todos os nossos Membros Fundadores, cofundadores e colegas que sacrificaram ou partiram para a eternidade, deixando a nobre obra que nos faz presente em todo o Território Nacional e não só, procurando consolidar a justiça e o bem-estar para todos os Membros.

Mas, se podemos honrar o sacrifício desses companheiros e membros com palavras e cerimónias, como honrar a sua memória realizando o sonho por que fundaram e trabalharam?

Caros Membros do Conselho Directivo;

Antes de tudo gostaríamos mais uma vez felicitar os Irmãos: Lino Massaqui Ucaca e José Mateus João, ex-presidente do Conselho Directivo e ex-secretário-geral da AAC/FNLA, como convidados e presentes nesse acto que marca o arranca dos trabalhos depois de serem abertos na cerimónia da Celebração do 62º Aniversário da Fundação do ex-ELNA, aos 16 de Agosto de 2024, em Mbanza-Kongo, Província do Zaire, com a deposição de uma Coroa de Flores no Túmulo do Ex-Comandante-Em-Chefe, Álvaro Holden Roberto, testemunhada pelo Membro de Honra e Antigo Combatente do Iº Grau, o Eng.º Ngola Kabangu.

Seguindo os passos com algumas cautelas, levou-nos tempo achado por alguns demasiado, para a constituição e Tomado de Posse de novos Membros do Secretariado Geral, por ironia do destino e vicissitude da história da AAC/FNLA, o último Mandato cessante, constatou-se a inexistência declarada do mesmo e sem jeito de ressuscitá-lo até 31 de maio de 2024, aquando da realização da IV Assembleia Geral Electiva.

Irmãos Membros do Secretariado Geral,

Assim foi, e, para darmos o andamento seguro e ameno, exararam-se Despachos para a recondução de Cargos de todos os Chefes dos Departamentos, Delegados Provinciais em todo o Território Nacional e algumas Representações no Exterior do País.

Esta medida justifica-se para estancar o clima daqueles que se julgam ser melhor na crítica, o que também é normal e simpático, sobretudo, na Composição do novo Secretariado Geral, resultante do IV Mandato da AAC/FNLA, 2024 -2029.

Desejando as Boas-Vindas a todos os Membros que pela primeira vez se engajam no Secretariado Geral, Órgão Executivo da AAC/FNLA- “Associação dos Antigos Combatentes da FNLA”, num momento bastante delicado por considerar-se não haver recursos financeiros para galvanizar o desiderato no desenvolvimento da defesa social dos seus Membros confirmado nos Estatutos, que contém 7 Capítulos e 36 Artigos actualizados e publicado em Diário da República, III Série-Nº 21, de 11 de Fevereiro de 2019, que agora vos será entregue.

É importante que todos exaltassem os Estatutos da AAC/FNLA, que nos orientam sobremaneira os Itens a atacar, com realce o Capítulo II – Artigos 5º, 6º e 7º, recomendando-nos as categorias de Membros e suas origens.

Neste contexto, são Bem-Vindos os Membros que sendo angolanos, acreditaram serem irmãos e de mãos-dadas aos Ideais constantes nos Estatutos da AAC/FNLA.

Uma palavra de reconhecimento vai aos Membros do Secretariado Geral, que vêm a prestar valiosos contributos desde a criação ou fundação da AAC/FNLA, aos 8 de maio de 2001. Para esses as nossas profundas felicitações e contamos sempre com a vossa apta aquiescência que ata o nó da nossa excelente cooperação.

Não nos tornando bastante ingratos, uma palavra de reconforto e reconhecimento ao Irmão Kanasidibo Joanes Aleluia Sebastião, concorrente digno e forte por ter dado a credibilidade do acto, reconhecendo os resultados e felicitou o vencedor, com ideia de que junto nos será um todo. Embora termos vivido momento quase de agitação, que é também normalíssimo nas tais circunstâncias; “um clíma que aparecia não ter fim e que ameaçava seriamente a unidade no nosso seio e a perigava igualmente a jovem AAC/FNLA, com apenas 23 anos da sua existência”.

Distintos Convidados;

Ilustres Membros de Órgãos Sociais;

Caros Membros do Secretariado Geral,

Na primeira Sessão de hoje, como nos referimos acima, nos permitem apresentar a Proposta anterior do Regulamento Interno do Secretariado Geral, para que num prazo razoável nos possa aprovar e entrar de imediato na actuação.

De igual modo, também apresentamos o Cronograma de Actividades do II Semestre de 2024 – 2025, bem como o Programa de Acção que foi eleito na IV Assembleia Geral de Renovação de Mandatos que termina em maio de 2029.

Para que tudo nos seja aceitável, durante esta longa e difícil caminhada, apelo aos membros do Secretariado Geral para observar algumas virtudes, tais como:

Humildade, Solidariedade, Disciplina, Perseverança, Determinação, Coragem, Vontade, Respeito, sobretudo!...

A AAC/FNLA, não é e nem será Centro de intrigas ou de desordem. Como dos ex-militares se trata a Associação, o PRONTO seria melhor resposta no trabalho ao contrário do PRESENTE.

Cada Departamento não é absoluto. É um corpo num todo. De acordo com os nossos Estatutos, somos um só e não importa a categoria.

Caríssimos Membros do Conselho Directivo e do Secretariado Geral,

Bem-vindos ao Conselho Directivo da AAC/FNLA e temos a honra de vos apresentar a casa, bem como alguns seus meandros:

A AAC/FNLA, sendo uma organização voluntária, autónoma, não governamental e apartidária regida por Estatutos próprios e pela legislação em vigor na República de Angola, integrante na sociedade, como nos diz o artigo Iº dos Estatutos da Associação, tem vindo a procurar soluções para o bem-estar dos seus Membros, podendo em Outubro de 2016, solicitar às Entidades afins, a inserção na Utilidade Pública, tendo obtido o apoio do Governo da Província de Luanda, dos Ministérios: - da Justiça e dos Direitos Humanos e Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, respetivamente, não obtendo resposta de aceitação até ao momento.

A AAC/FNLA está representada em todas as Províncias e Representações na República da Namíbia, RDC, Bélgica, França, Canadá e E.U.A.. Tem boas relações com Associações Congéneres e históricas com proveniência dos três ex-Movimentos de Libertação Nacional, MPLA, UNITA e FNLA, incluindo algumas Instituições do Estado, sobretudo, a Direcção Nacional do Legado Histórico Militar do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria – “DNLHM-MDNACVP” e Direcção Principal de Pessoal e Quadros do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas – “EMG/FAA”, onde desde 2016, foram entregue 12.043 efectivos do ex-ELNA, para o processo de reforma militar.

No mesmo âmbito, a AAC/FNLA como Membro Co-Fundador da Federação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola FACVPA, goza do respeito e consideração nesta condição, por ter cumprido o pagamento de Joia de Adesão no valor de Akz 50.000,00, com dívida a registar estimada em mais de Akz 460.000,00 – concernente ao pagamento de quota mensal, de 10.000,00 kzs/mês, isto é, desde a sua fundação aos 22 de Novembro de 2011, a discutir...

Quanto às dívidas conhecidas e deixadas no mandato anterior, existem as da ex-empregada de Limpeza a irmã Cláudia, estimada em Akz 180.000,00 e do Comandante Sebastião Fernandes da Silva “Kiambaxi”, no valor de 60.000,00 Kz.

Referente à Sede Nacional onde funciona a AAC/FNLA, desde 2012 para cá, continua no sistema de arrendamento, mesmo em 2019/20, a Senhoria se ter manifestado a Venda do Imóvel no valor de Catorze Milhões de Kuanzas (Akz 14.000.000,00), podendo ser pago em três prestações, sendo a primeira 70% e os dois últimos iguais. Também se faz menção ao contracto com a ENDE, podendo pagar regularmente o consumo e não se regista dívida corrente a respeito.                                                                      

Solicitada a contribuição de todos os Membros em todo País e Diáspora, 2.339.400.00 Kz foi o valor conseguido.

A realização em setembro de 2021 do V Congresso Ordinário da FNLA, onde saiu como Eleito Presidente Dr. Nimi A Simbi, por dificuldade financeira registada para o regresso dos Delegados às respectivas Províncias, a nova Direcção do Partido FNLA, solicitou a título de empréstimo de Akz 1.575.400,00, valores que ainda não reembolsados na sua totalidade.

Assim, ainda no sistema de arrendamento agora por 35.000,00/Mês, foi pago de março de 2024 a março de 2025, no total de 420.000,00 Kz, tendo como garantia (ainda em reserva), 309.000,00 Kz, patrocínio do Membro de Honra, Eng.º Ngola Kabangu, aquando da reparação da imagem da Sede em maio de 2023.

Companheiros,

A AAC/FNLA, não possuiu ainda Sedes próprias em todo o território nacional.

Com esta súmula, julgamos de momento sufiente e tão logo no andar e todos juntos, com a certeza saberemos ainda mais sobre a saúde e vida da AAC/FNLA.

Ao terminar, gostaria com maior atenção e afeto dirigir palavras de reconhecimento, gratidão e coesão firme ao Engº Ngola Kabangu, que na sua qualidade de Membro de Honra que os nossos Estatutos lhe conferem na (alínea d) do artigo 6º, desde a IIª Assembleia Geral Electiva – 2013 -2024, tem respondido dignamente e com orgulho, dando o máximo o seu apoio em todas vertentes sociais, sobretudo, com realce aos pagamentos de rendas em algumas Sedes Provinciais, incluíndo a Nacional, Saúde e funerais de seus companheiros, numa dimensão incalculável.

Por tudo isso, em meu nome pessoal e de todos os membros que representamos da AAC/FNLA, em uníssono gritemos: o MUITO OBRIGADO, por tudo que nos tem sido útil e rogamos a Deus que a saúde lhe superabunde em conjunto de sua  Família, pois, a nova Direcção, tem-Lhe apelidado PADRINHO, pelos feitos registados a bastante, desde a Palestra, preparação, realização da IV Assembleia Geral Electiva e abertura de actividades em 16 de Agosto último em Mbanza-Kongo, Província do Zaire.

Honra-nos com a sua presença nesse acto solene da Iª Sessão do Conselho Directivo, pois, continuaremos fazé-lo posteriormente. Bem-Vindo Engº Ngola Kabangu, a casa é toda nossa.

Enviar um comentário

0 Comentários