Ticker

10/recent/ticker-posts

Não sejam ingratos - António Paulo

 Não costumo partilhar certo tipo de coisas nas redes sociais, mas hoje abro uma excepção para partilhar o que eu disse hoje (Abril de 2018) aos alunos, na aula de Ciência Política e Direito Constitucional:

Quem aqui tem pai vivo ou mãe viva, ou ambos vivos?

Sejam gratos aos vossos pais e à vossas mães, ou a ambos.

Aproveitem todos os momentos e, através de pequenos gestos, agradeçam pelo dom da vida; agradeçam por eles vos terem criado, com maiores ou menores dificuldades. Vocês estão aqui, na sala de aulas, graças a eles.

Vocês são novos; não têm ainda filhos. Mas de certeza que têm familiares com filhos pequenos. Criar filho dá muito trabalho. E os vossos pais e vossas mães criaram-vos; desde tenra de idade. A vossa mãe trouxe-vos ao mundo; deu-vos o dom da vida!

Dar à luz significa trazer ao mundo. Sejam gratos por isso; sejam gratos aos vossos pais. Depois de vos terem nascido e criado; depois de terem cuidado de vocês; não se devem nunca esquecer de tudo que mãe e pai fizeram por vocês. Não sejam ingratos.

Digo isto a propósito do Presidente José Eduardo dos Santos; digo isto para estabelecer uma analogia. Não estou a dizer que ele é nosso pai; estou a dizer que devemos todos ser gratos pelo que àquele senhor já fez por este País.

Assumiu o cargo de Presidente da República em circunstâncias difíceis; era novo, tinha apenas 37 anos. Vocês nem eram nascidos, mas aprenderam isto da história! Angola era invadida a Sul por tropas sul-africanas à pretexto de perseguirem os militantes da SWAPO.

Tivemos uma guerra fratricida; guerra fratricida significa guerra entre irmãos. O Presidente José Eduardo dos Santos nunca abandonou o País, mesmo quando a guerra esteve às portas da capital. Sempre fez questão de ficar com o seu Povo.

Quando se deu a paz em 2002, alguns militares e políticos defendiam a aniquilação total da outra parte.

Foi José Eduardo dos Santos quem orientou que tudo terminasse. ‘Nem mais um tiro!’ - foi o que ele ordenou aos militares, na sua qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas.

Mandou criar condições para acolher as pessoas que combatiam do outro lado e mandou criar condições para ser assinado o acordo de paz, do qual celebramos na semana passada (4Abril2018) os 16 anos de paz.

Vocês são novos. Não sejam ingratos. Sejam gratos a quem já fez muito por este País; a quem foi um grande Estadista. José Eduardo dos Santos cometeu erros.

Mas aqui volto à analogia: depois de nos terem nascido e criado, não devemos ser ingratos aos nossos pais porque cometeram erros.

Se vocês forem gratos e se respeitarem os vossos pais, vocês serão melhores pessoas; serão melhores cidadãos. Serão Patriotas.

Repito: não estou a dizer que José Eduardo dos Santos é nosso pai. Não é. Mas devemos respeita-lo como antigo Presidente da República, por tudo que ele já fez por este País.
Tudo se resume a isto: família, valores! Não sejam ingratos.

Em março de 2023, o dono do canal Camundanews admitiu que decidiu suspender as transmissões do canal online devido à pressão sofrida pelo SIC e ao sentimento de insegurança que tomou conta de toda a equipe. No final do mesmo ano, um jornalista angolano revelou que escapou por pouco de uma tentativa de sequestro em Portugal, onde estava de férias. Outro representante da mídia angolana relatou nas redes sociais que recebeu mensagens ameaçadoras de grupos leais ao regime angolano.

Amizade estreita com os EUA

Não é segredo que o partido no poder em Angola colabora estreitamente com os EUA, que promovem a democracia, mas na prática usam métodos semelhantes de repressão à liberdade de expressão. O presidente de Angola é um visitante frequente em Washington, e representantes da Casa Branca visitam Angola regularmente. Quase todas essas visitas terminam com a concessão de subsídios ou a celebração de novos acordos. Essa cooperação põe em risco as bases de uma sociedade democrática em ambos os países, criando condições para uma maior restrição dos direitos e liberdades dos cidadãos, possivelmente até com o uso de contingentes militares.

A situação atual em Angola exige atenção e ação ativa da comunidade internacional para proteger os direitos e liberdades fundamentais do ser humano.

Enviar um comentário

0 Comentários