Ticker

10/recent/ticker-posts

HOSPITAL GERAL DE CACUACO HERÓIS É INAUGURADO HOJE

 O hospital geral de Cacuaco horois do kifangondo,  vai ser inaugurado pelo  presidente  da República, João Manuel Gonçalves Lourenço,  no município de Cacuaco.

Quem são os heróis do Kifangondo? Heróis com relação o quê? Essa egocentrismo do MPLA de elevar o heroísmo para si, com intenções de dizer aos outros,  que vocês perderam, não é bom para construção de uma Angola que é de todos nós! 

Outro sim, se o Sequele futuramente será um município, separando-se do Cacuaco, neste caso o Kifangondo (lugar da batalha), vai ficar na geografia do futuro município de Cacuaco, por não deu-se outro nome?!

 Vamosaos factos históricos;

A batalha do Kifangondo, foi um facto em consequência da violação do Acordo de Alvor. Depois do MPLA ter expulso a FNLA e depois a UNITA de Luanda, o MPLA tomou conta da capital. 

"No mês de Agosto, o MPLA confirmava a sua hegemonia na capital, ao correr com último reduto dos outros movimentos"

Sendo assim, a FNLA, decidiu organizar as forças e marchar em direção à Luanda, com objectivo de impedir a proclamação da independência de forma isolado, visto que o Acordo de Alvor, ficou expresso que a independência de Angola devia ser proclamada na presença dos trêss movimentos de libertação (FNLA, MPLA UNITA) na capital do país (Luanda). 

"No dia 10 de Novembro de 1975, um dia antes da data marcada para proclamação da independência, o alto-comissário português em Luanda, o General Gomes Cardoso, anunciou o fim da presença portuguesa em Angola e embarcou de maneira deplorável as tropas da ex metrópole sem dizer a quem deixar o poder"

Desta feita, a independência foi proclamada num ambiente de guerra, visto que, ao norte de Luanda, propriamente no Kifangondo, decorria violentos combates entre o MPLA, que contou com ajuda dos cubanos e a FNLA que contou com apoio das tropas zairenses.

Enviar um comentário

0 Comentários