Ticker

10/recent/ticker-posts

Escola comunitária do Kikolo clama por apoio

 A Escola comunitária ʻNós por Nósʼ localizada no bairro Augusto Ngangula, no distrito urbano do Kikolo acolhe mais de 80 crianças fora do sistema do ensino público e carece de chapa de zinco, carteira e material didático. Os professores não tem sido remunerados, mas sempre motivados para fazer com que escola cresça e trazer a educação na comunidade.

 Por Nunes Salomão

Albina Jukila, responsável da escola conta que o projecto arrancou a 11 de Setembro de 2023 com 100 alunos e por conta da estrutura física que não é muito acolhedora e não tem sido possível acolher os alunos com idade mais elevada.

Em declarações a este portal a responsável disse que a falta de escolas pública na comunidade e por conta da covid-19, em 2020 causou o desemprego de muitos encarregados que ficaram sem condições para manter as crianças nas escolas privadas. “Estas e outras razões que levaram a implementação da escola comunitária. A escola e cognominada “Nos por Nos” porque o Governo conhece e não faz nada, e se não fazermos por nós ninguém fara”, assegura”.

A escola já tem recebido apoios vindo do jovem angolano Cláudio Laurindo residente nos Estados Unidos da América que tem apoiado frequentemente com valores e com o apoio interno do líder do PRS Gaspar Fernandes que também apoiou com chapas.

No ano passado a escola só tinha a iniciação até a 4classe e este ano em função das chapas doadas, o ensino vai até a 6ª classe e com o período da tarde e se pretende também instalar uma biblioteca dentro da escola. A responsável fez saber que os professores não tem sido remunerados, mas sempre motivados para fazer com que escola cresça e trazer a educação na comunidade.

A diretora apela a sociedade que a Nós por Nós precisa de apoios de bancos, livros, lápis, etc. E pede a comunidade em geral para visitar o local, porque quem vê, consegue detectar as necessidades da escola comunitária para apoiar com o que for necessário. 

Qualquer ajuda pode ser direcionada pelo contacto 944607571 e pela página do facebook -Escola comunitária Nós por Nós.

Enviar um comentário

0 Comentários