Arrancou hoje o Fórum Regional da Juventude da SADC, sob a liderança do Ministro Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, do Ministério da Juventude e Desportos, os participantes foram inspirados por discursos marcantes e inspiradores.
O Ministro Rui Luís Falcão Pinto de Andrade enfatizou a
importância da união dos jovens da SADC para os desafios vindouros. Ressaltou a
necessidade de se apostar fortemente no capital humano e financeiro para o
desenvolvimento do região.
As boas-vindas foram dadas pela Dra. Ângela Makombe Mtumba, Secretaria Executiva Adjunta da SADC para Integração Regional que esteve representada pela Dra. Deduzile Simelane Directora para o Desenvolvimento Social e Humano ressaltando o compromisso da SADC com o capital humano e financeiro, principalmente com a educação e capacitação da juventude da região.
O Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, disse: a juventude da SADC tem um papel crucial a desempenhar na construção de um futuro promissor para nossa região, obviamente com o apoio dos nossos Chefes de Estados e de Governo. Vamos aproveitar nossa diversidade como uma fonte de força, usar nossa criatividade e inovação como ferramentas para o progresso, e nunca perder de vista o impacto positivo que cada um de nós pode ter, mas acima de tudo, respeitando as instituições. Juntos, podemos alcançar grandes realizações e deixar um legado duradouro para as gerações futuras. O futuro da SADC está em nossas mãos. Vamos nos unir e fazer a diferença.
O líder da juventude angolana ressaltou também a importância do acto dizendo, a realização dessa e das futuras reuniões que nos levam a refletir o passado, o presente e o futuro de luta dos jovens da SADC, devemos sempre ter em conta que existem instituições criadas a décadas e que a décadas lideram essas lutas coroadas de vitórias.
E entre estes vitoriosos, está a União Pan-africana da
Juventude, que em 1962 surgiu a ideia que culmina com a sua efectivação em
2004, o Fórum da Juventude da SADC criado em 2008 e os Conselhos Nacionais de Juventude,
criados no âmbito de uma resolução das Nações Unidas em 1988 com particular
realce o de Angola, criado aos 04 de Outubro de 1991.
Estas instituições de juventude, estiveram na génese da
criação da carta africana da juventude e de outros importantes instrumentos.
Assim como outras não menos importantes plataformas já criadas a décadas e
aprovadas em reuniões de Chefes de Governos e de Ministros, com objectivo de
advogarem sobre os problemas da juventude, quer sejam em reuniões meramente de
jovens, assim como em reuniões de Governos aonde os Conselhos de Juventude e
estas plataformas internacionais de jovens têm responsabilidade de organizar ou
participar. Dito, isso, para que se perceba que a roda a muito que anda
inventada.
O compromisso do Governo com a juventude foi reiterado pelo Ministro Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, que enfatizou o compromisso contínuo de oferecer apoio e recursos para capacitar e empoderar os jovens. Essa iniciativa visa construir um futuro brilhante para Angola, onde a juventude desempenha um papel fundamental no progresso e na prosperidade da região.
0 Comentários