Ticker

10/recent/ticker-posts

*Nota de felicitação em alusão ao dia mundial da criança*

*A Associação de Jovens Patriota de Angola-AJOPA*, vem por meio desta, endereçar a todas as crianças do mundo um voto de saudação fraternal e em particular as crianças angolanas, pela celebração do dia mundial da criança, que se assinala hoje, 1 de Junho.

*A Associação de Jovens Patriotas de Angola-AJOPA*, lembra, que a efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os vários problemas que as crianças enfrentavam.

Nesse dia, os Estados Membros das Nações Unidas reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem, têm direito a afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade, no âmbito dos 11 compromissos da criança.

*A Associação de Jovens Patriotas de Angola-AJOPA* junta-se a celebração desta data, agradecendo a todas as pessoas colectivas e singulares, que trabalham de forma árdua e afincada para materialização dos 11 compromissos da criança, através de um conjunto de acções, projectos e políticas tendentes à melhoria das condições sociais elementares das famílias e das crianças.

*A AJOPA* reconhece o empenho de todos na defesa dos direitos da criança, nomeadamente, os constantes no n.º 1 do Artigo 24º da Convenção dos Direitos da Criança: “os Estados Partes reconhecem à criança, o direito de gozar do melhor estado de saúde possível e a beneficiar de serviços médicos e de reeducação. Os Estados membros velam pela garantia de que nenhuma criança seja privada do direito de acesso aos serviços de saúde".

 Reconhecemos ainda que a pobreza, a privação de afectos, a fuga à paternidade, o abandono de menor, os abusos contra a criança, negligência, o abandono escolar, as dificuldades de acesso aos cuidados de saúde, as doenças crónicas, deficiências físicas, a gravidez na infância e a delinquência, são os maiores males que enfermam a vida das crianças, em particular, em Angola, sobre os quais deve haver um combate cerrado, engajamento todas as forças vivas dos Estados.


Enviar um comentário

0 Comentários