Decorreu na manhã de ontem sexta feira pelas 10 horas, na Galeria dos Desportos da Cidadela Desportiva, o segundo encontro entre a comunidade dos jovens africanos residentes em Angola com as organizações membros do CNJ.
A Redação
Vamos todos trabalhar para a exaltação da nossa cultura e pautarmos pela união, disse o líder da juventude na província de Luanda.
O líder da ADJAE Mohamed Tunka, ao tomar a palavra exaltou a hospitalidade no país e agradeceu ao Executivo angolano da luta de manter um ambiente de paz para uma convivência sã da sua comunidade. De seguida, enalteceu o papel do CNJ em estar sempre na vanguarda da promoção da unidade e diversidade entre a juventude angolana com os demais jovens do continente.
Já o líder juvenil Victorino Matias, Secretário para Relações Internacionais do CNJ que presidiu o acto em representação do Presidente do CNJ Isaías Kalunga, ao tomar a palavra, apelou a unidade dos povos africanos na diversidade e fez uma reflexão sobre o dia do continente, ressaltando a união africana enaltecendo os feitos dos precursores do renascimento do continente, enquadrando as três fazes da existência do continente.
Passando ele a citar: De onde viemos, onde estamos e que
África queremos para as futuras gerações, finalizou o líder Victorino.
A seguir, os líderes juvenis presentes, foram brindados com
uma palestra presidida pelo Dr. Nelson Cuasa, subordinada ao tema: Reflexão
sobre os recuos nos avanços do desenvolvimento de África. Na sua locução foram
identificados dois pontos importantes que são: a má governação e a religião.
Dr. Nelson Cuasa, na
sua explanação apelou o renascimento do continente por intermédio da educação inclusiva onde deve-se pensar nas soluções
para melhorar o bem estar comum dos povos.
Ao longo do discurso, foi citando alguns pontos relevantes: a
falta de comprometimento nas instituições; O desenvolvimento inclusivo dos
povos e dos países que fazem do continente um gigante adormecido.
A actividade teve como lema: "Vários povos unidos numa só acção, África desenvolvida. A mesa de presídium esteve preenchida pelas seguintes figuras, Victorino Matias Secretario para Relações Internacionais em representação do Presidente do CNJ e Conselheiro do Presidente da República líder juvenil Isaías Kalunga, ladeado do Secretário Executivo Provincial do CPJ Luanda, Alberto Baduna e do Presidente da Associação da Comunidade dos Jovens africanos residentes em Angola Mohamed Tunkara.
0 Comentários