Ticker

10/recent/ticker-posts

Base dos EUA está a ser instalada no Soyo e o Palácio da Cidade Alta em silêncio

Analistas dizem que uma base dos EUA já estará a ser instalada no norte de Angola. Luanda não se pronuncia sobre isso. A concretizar-se, seria uma violação da Constituição e teria consequências para o país e a região.

Na nova era das relações entre Angola e os EUA, a cooperação militar tem merecido especial atenção. Motiva a posição norte-americana a proteção dos seus interesses económicos no Corredor do Lobito e especialmente na República Democrática do Congo (RDC).

O académico angolano Paulo Inglês diz que "há uma cooperação militar entre os EUA e Angola que tem sido reforçada ultimamente. Um dos assuntos é a instalação de uma base militar no norte de Angola, na zona do Soyo, numa zona petrolífera, na costa".

A instalação da base militar seria motivada por interesses geoestratégicos de Washington, na leitura de Inglês: "Esta base faz parte de um plano de expansão das bases norte-americanas em África. Há [nesse plano] uma parte chamada 'Atlântico Sul', e Angola entra nesta rede de bases."

"Escolheu-se o Soyo porque está perto de Cabinda e Congo, que fica numa parte triangular. Esta base já está a ser construída, é perto do mar, uma zona estratégica", acrescenta o académico.

Este é um assunto que nunca foi tornado oficial pela "Cidade Alta". No ano passado, o Governo rejeitou a criação de bases norte-americanas em Angola. O académico da Universidade alemã de Bayreuth reconhece que o tema é tratado com certa discrição e parcimónia.

Enviar um comentário

0 Comentários