A Embaixadora de Angola na Itália, Presidiu a Reunião Preparatória do Grupo da SADC para Conferência Regional da FAO, nesta Terça-feira,19 de Março de 2024. A representante permanente de Angola na FAO - Agência das Nações Unidas em Roma, Dra Maria de Fátima Jardim, coordenou, ontem, a reunião preparatória dos Embaixadores do Grupo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para a Conferência Regional Africana da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a ser realizada em finais de março de 2024.
A conferência será uma oportunidade crucial para debater aspectos como “Prioridades para o Quadro Estratégico da FAO 2022-2031” e “Questões relacionadas a política e regulamentações regionais e globais”, entre outros.
Os países participantes terão a chance de apresentar suas prioridades nacionais e discutir projetos regionais que fortalecerão os mercados, promovendo o surgimento de pequenas empresas e empreendimentos envolvendo o sector privado.
Temas como inovação, empreendedorismo e resiliência dos sistemas alimentares serão abordados, com foco na capacitação de associações e cooperativas inclusivas e na promoção da cooperação regional, foram discutidos.
A ciência e a inovação serão essenciais para impulsionar a produtividade e a competitividade, visando melhorar o comércio intra-regional; referiu-se, assim como destacou-se a importância do controle de qualidade e preço de mercado, onde o Codex poderá desempenhar um papel crucial.
Também foi discutida “a necessidade de esforços coordenados e parcerias interconectadas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030” “as desigualdades persistentes exigem uma estratégia global mais coesa, alinhada com a Agenda 2063.”
Uma abordagem especial foi feita para as resoluções de crises, com a elaboração de uma estratégia regional para garantir que ninguém seja deixado para trás.
Uma mesa-redonda sobre o financiamento de sistemas
alimentares resilientes e inclusivos na África está programada, com foco em
modelos sustentáveis de financiamento e na iniciativa "Mão na Mão."
A embaixadora DraMaria de Fátima Jardim, expressou sua gratidão pela participação e propostas antecipadas, convidando os presentes a contribuir para o Dia da SADC, que se assinala dia 23 de março, reiterando o interesse da sub-região na expansão da Iniciativa Grande Muralha Verde para o Sul da
0 Comentários