O sector do jogo encerrou o exercício económico de 2023, com o melhor desempenho fiscal registado nos últimos anos, tendo garantido a arrecadação de receitas directas para o tesouro nacional com o montante de Kz 10 680 789 150,58, advenientes fundamentalmente da tributação da actividade.
Contribuiu para este assinalável desempenho, o aprofundamento do processo de reformas em curso, a contínua adesão aos jogos online, o alargamento dos jogos sociais de base territorial a mais províncias do país, associados ao incremento das acções de supervisão e fiscalização.
Pelas suas e, pelas características do ser humano, à actividade de jogos está associada um elevado o potencial de arrecadação de receitas, pelo que cabe aos Estados a sua autorização e regulação e fiscalização. Nas jurisdições onde a actividade está devidamente fundada e desenvolvida, o potencial e arrecadação de receitas públicas derivadas do jogo está estimada em até dois pontos percentuais dos respectivos Produtos Internos Brutos (PIB), ou Produto Social Bruto (PSB).
Espera-se um contínuo aumento da receita do Imposto Especial
de Jogos em 2024, com o início da exploração
dos jogos de lotarias, que são jogos mais intuitivos, apelativos e
fácies de jogar o que facilitará o aumento no universo de apostadores (mulheres
e idosos).
0 Comentários