Desde 1975, ano em que a data foi instituída pela ONU. São realizadas decorações nas cidades, eventos comemorativos, entre outros projetos que visam reconhecer o papel das mulheres na sociedade.
Por que o dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março? A escolha do 8 de março para ser o Dia Internacional da Mulher deriva de uma série de acontecimentos que se intensificaram a medida que a revolução industrial se estabeleceu.
Com as longas jornadas de trabalho, a ausência de direitos, os riscos à vida dentro das fábricas e o pagamento desigual entre os gêneros, as manifestações por direitos das mulheres.
Eram recorrentes e intensas. Tanto na Europa, como nas Américas. Algumas das primeiras manifestações nesse sentido, ocorreram no início do século XX, na cidade de Nova Iorque. Eram passeatas que juntavam até 15 mil mulheres e ocorreram no dia 28 de fevereiro de 1909. As manifestações por condições dignas de trabalho, direito ao voto e de combate à discriminação se espalharam pelo mundo.
Em 1910, países nórdicos e da Europa Central comemoraram o Dia da Mulher em fevereiro, o mesmo aconteceu na Rússia, em 1913. O primeiro registro directamente associado ao 8 de março acontece, também, na Rússia.
Com o acirramento da Primeira Guerra Mundial e as condições precárias de vida, trabalhadoras russas mobilizaram cerca de 50 mil pessoas para pedir por pão, paz, pela saída da Rússia na guerra e por direitos das mulheres.
Com o passar dos anos, o 8 de março se tornou uma data dedicada a memória da luta das mulheres. Nos anos 60, as comemorações já eram tradicionais em vários lugares do mundo. Dessa forma, em 1975, a ONU estabeleceu a data oficialmente como o Dia Internacional da Mulher.
0 Comentários