Ticker

10/recent/ticker-posts

Em Cacuaco: Agostinho Miguel Lima e Luís Garcia homenageados

O antigo manda-chuva de Cacuaco, Agostinho Miguel Lima e Luís Garcia, este último a título póstumo, foram homenageados pela administração municipal com atribuição de nome de rua na vila sede a estas individualidades que deram o litro, enquanto funcionários ao serviço do Estado.

 Por: Inácio Cândido

Com as presenças das famílias dos homenageados, ouviram do administrador do distrito urbano de Cacuaco, Adão Pacheco Valentim sobre os projectos de toponímia que darão vidas algumas figuras em prol ao município de Cacuaco e não só.

As duas ruas que sai de Kifangondo, a famosa zona dos paus e vai até ao Caterpílar, com duas faixas de rodagem, toda sinalizada com uma distância de sete quilómetros. Até ao caterpílar, a rua passa denominar-se “Rua Agostinho Miguel Lima”. E do outro lado, a rua que sai da Vidrul e até a Barra do Bengo, vai se chamar Luís Garcia, com seis quilómetros e com duas faixas de rodagem.

De acordo com o João Garcia, irmão do malogrado Luís Garcia, disse que este auto reveste-se de um grande gesto que enquanto em vida prestou o seu contributo para o desenvolvimento da comunidade. “Foi uma pessoa carismática com um poder de mobilização e sensibilização e os munícipes participarem no desenvolvimento do nosso bairro e nós esperava que isso acontecesse, enquanto em vida, porque as pessoas são homenageadas pelos feitos que tem”, disse.

Por outro lado o administrador do distrito urbano de Cacuaco, Adão Pacheco Valentim, salientou que no âmbito da Lei da toponímia, que o Governo angolano está a levar avante. Na última reunião conselho de concertação social ao nível do município e do distrito, elencaram algumas figuras que devem ser colocados topónimo. “ Hoje tivemos a honra de agraciar o doutor Agostinho Miguel Lima e o senhor Luís Garcia, este a título póstumo e cada um com uma rua em seu nome. Porque essas pessoas contribuíram muito para o desenvolvimento do município”, disse.

O soba grande de Cacuaco, José Souto Maior António, disse que está satisfeito com essa iniciativa da administração de Cacuaco em homenagear as figuras que deram muito para o engrandecimento do município mais a norte de Luanda que hoje está a dar frutos deste dois homens de Cacuaco, como o Dr. Agostinho Miguel Lima, e o já falecido Luís Garcia, é com grande alegria a todos munícipes.

 “ Agora as nossas ruas que foram construído já tem nome isso é para melhor situar os nossos munícipes e até os nossos turistas que vem visitar o nosso município”, disse.

Já o Agostinho Miguel Lima, disse que em regras gerais homenageiam-se as pessoas quando estão morte mais isso não foi o meu caso, a emoção é bastante grande para mim para aqueles que me acompanharam nas diversas caminhada enquanto servidor público, e por outro lado é uma grande satisfação para a minha família e os meus amigos, questionado se já esperava este momento, ele respondeu que não esperava este momento como se sabe as pessoas são homenageadas quando morre em regras gerais.

 “ Mais nos últimos tempos a sociedade tem estado a reagir ao contrário melhor enquanto as pessoas vivas, porque a pessoas vivem momento com amigos e famílias e outros que nos são próximos, e eu estou a fazer parte enquanto vivo devo dizer estou satisfeito por essa homenagem que os munícipes de Cacuaco, como parte integrante do estado angolano”, disse.

Enviar um comentário

0 Comentários