Ticker

10/recent/ticker-posts

Congresso do PRS: analistas apelam transparĂȘncia no processo

 O presidente cessante do PRS vai apresentar esta segunda-feira, 12, a candidatura Ă  sua prĂłpria sucessĂŁo. A confirmação da formalização da candidatura de Benedito Daniel foi avançada ao Correio da Kianda, pelo coordenador da comissĂŁo preparatĂłria do V Congresso Donji Vieira.

 “O acto terĂĄ lugar no Complexo daquela formação polĂ­tica, no MunicĂ­pio de Viana”, conforme disse Donji. Por outro lado, o SecretĂĄrio-Geral cessante da Juventude de Renovação Social-JURS, Gaspar Fernandes.

 Gaspar diz contar com quadros do ComitĂ© Nacional com perfil aceite para levar avante a pretensĂŁo de liderar o PRS.

 Vale lembrar que, o primeiro polĂ­tico a formalizar a candidatura, dos trĂȘs que manifestaram intenção de concorrer Ă  liderança do PRS, Sapalo AntĂłnio cumpriu com este pressuposto na Ășltima sexta-feira.

. O acadĂ©mico CrisĂłstomo Chipilica espera que o V Congresso do PRS “ocorra num ambiente de democracia”.

JĂĄ a jurista Belfa Kussei “lamenta a ausĂȘncia de rosto feminino entre os candidatos Ă  liderança do PRS e apela os partidos na oposição a evitar comportamentos contrĂĄrios dos propĂłsitos pelos quais foram criados”.

Por seu turno, o cientista polĂ­tico Eurico Gonçalves entende “que todas formaçÔes polĂ­ticas sĂŁo pertença dos angolanos, com vista a aprofundar a democracia no paĂ­s”.

E o jurista Daniel Pereira “apela Ă  ComissĂŁo preparatĂłria e Ă  ComissĂŁo de mandatos conduzir o processo com lisura, e para o bem da democracia nĂŁo excluam Gaspar Fernandes e Sapalo AntĂłnio para o bem da unidade e democracia interna no PRS”.

Faltam poucas horas para o termo de formalização das candidaturas å liderança do PRS.

Concorrentes à liderança do PRS aguardam pela validação ou não de candidaturas

 O perĂ­odo para a formalização de candidaturas para Ă  presidĂȘncia do Partido de Renovação Social (PRS), no V Congresso OrdinĂĄrio, que acontece nos dias 2 e 4 de Abril deste ano.

O mandatĂĄrio de Gaspar Fernandes dos Santos, actual secretĂĄrio nacional da JURS, braço juvenil do PRS, Alberto Quinhumba, que entregou nesta segunda-feira, a candidatura Ă  comissĂŁo nacional preparatĂłria do conclave que vai reunir em Luanda mais de mil delegados, considerou que o “sentimento Ă© de dever cumprido”.

Em declaraçÔes Ă  imprensa, o mandatĂĄrio de Gaspar dos Santos garantiu que as linhas de força do manifesto eleitoral jĂĄ foram elaboradas e perspectiva-se a sua divulgação tĂŁo logo seja validado o processo de candidatura pela comissĂŁo, nos dias 16 e 19 do corrente mĂȘs.

Alberto Quinhumba manifestou-se optimista pela validação da candidatura do jovem polĂ­tico, que aspira Ă  presidĂȘncia do Partido de Renovação Social e ser cabeça de lista nas EleiçÔes Gerais de 2027.

No mesmo dia, Benedito Daniel, o actual presidente e deputado Ă  Assembleia Nacional, fez igualmente a entrega da sua candidatura para concorrer ao “cadeirĂŁo” mĂĄximo do PRS no congresso que vai decorrer de 2 a 4 de Abril do ano em curso.

O militante histórico Sapalo António foi o primeiro pré-candidato a formalizar na semana passada, ignorando a alegada sansão imposta pela liderança de Benedito Daniel.

De acordo com o coordenador da comissĂŁo preparatĂłria do V congresso ordinĂĄrio, Donji Vieira, neste momento foram recepcionadas trĂȘs candidaturas e os processos passarĂŁo para a subcomissĂŁo de mandatos, que tem o objectivo e a responsabilidade de avaliar e validar as mesmas.

O Partido de Renovação Social (PRS) é uma formação política fundada a 18 de Novembro de 1990 e que se define como de centro-esquerda, com ideologia federalista e progressista.

Enviar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios