Ticker

10/recent/ticker-posts

PR saúda Seleção Nacional campeã do Afrobasket 2025

O Presidente da República, João Lourenço, destacou esta segunda-feira, em Luanda, que a conquista do Afrobasket 2025 pela seleção nacional de basquetebol representa “um orgulho para o país” e marca o fim de um jejum de mais de dez anos sem títulos africanos na modalidade.

Durante a cerimónia de interação com os campeões africanos, o Chefe de Estado afirmou que a vitória, alcançada em solo angolano no ano em que o país celebra o 50.º aniversário da Independência, “tem um significado especial” por devolver a Angola o lugar de destaque no basquetebol continental.

“O povo angolano estava a precisar desta vitória, deste título, que não é mais um título, é aquele título que vem quebrar o jejum de mais de dez anos”, disse, lembrando que Angola já soma 12 troféus continentais.

O Presidente sublinhou a necessidade de reforçar o investimento no desporto, em particular no basquetebol, e apontou a construção de novas infraestruturas como prioridade. “Pretendemos que não haja uma única província que não tenha um pavilhão multidesportivo para a prática não só do basquetebol, como também do andebol, voleibol e futebol-salão”, referiu, anunciando que o Executivo prevê erguer 12 novos pavilhões multiusos nos próximos dois anos.

João Lourenço destacou ainda que a seleção serve de inspiração para os jovens e crianças angolanas, defendendo a massificação da prática desportiva como caminho para transformar Angola numa “grande potência” no continente.

O Chefe de Estado aproveitou a ocasião para reconhecer o desempenho de atletas de outras modalidades, como o andebol feminino, artes marciais, lutas, natação e ginástica, reiterando que “é possível alcançar grandes resultados com trabalho de base e investimento no homem”.

“Gostaríamos de agradecer o facto de nos terem trazido esta grande alegria e contamos que mais vitórias venham nos próximos anos”, concluiu.

Enviar um comentário

0 Comentários