Ticker

10/recent/ticker-posts

Um sonho inspirado em Gandhi, Martin Luther King, Agostinho Neto e Mandela! - Tomás Alberto

 Antes de escrever sobre este sonho, pensei em criticar tudo de errado que aconteceu e ainda acontece no nosso país, mas pensei, qual é a mensagem que quero passar? Quero construir, destruir ou ladrar apenas porque posso e tenho boca para isso?!

Todos os que se focaram na construção de um mundo melhor, foram, são e serão lembrados eternamente. É como se eles tivessem previsto o futuro, e como eram seus anseios, eles tinham que colocar um tijolo na base da construção desse futuro almejado!

Quem não se lembra de Gandhi e de seus ensinamentos?! Para muitos que não sabem, foi Gandhi que inspirou Martin Luther King, e Martin Luther King, inspirou muitos líderes africanos que viram nele uma referência para se inspirar em suas lutas, e terem fé em suas conquistas.

Falando em Martin Luther King, conheci o mesmo e seus desafios através de um livro que pedi emprestado ao meu irmão mais velho Manuel Alberto, foi através da leitura deste livro que vi um quadro de fotografia no escritório de Martin Luther King do Gandhi. Me pareceu que ele tinha muita estima por ele; então também despertei curiosidade em conhecê-lo!

Foi através daí que queria saber mais sobre ele, felizmente me foi oferecido um livro dele pela minha mentora Delfina Cumandala, minha prima-tia, com a seguinte dedicatória: "Ao Tubias com muita amizade, desejo boa leitura e que grave para sua vida os ensinamentos que tirar desse livro". Tia Pick Cumandala, Lisboa 30/03/2011. Quero dizer que guardei. Este texto é o reflexo disso.

O que quero com isso dizer, é que tudo de bom que eu faço e fiz, tem a mão destas pessoas, por isso sou e serei grato eternamente.

Acredito que Gandhi e Luther King inspiram Agostinho Neto e Nelson Mandela, pois o objetivo é, e será sempre deixar algo melhor para as gerações vindouras. Para algo melhor e sustentável, é preciso visão, planificação, tempo, paciência, ponderação, perdão, gratidão e não perder o foco.

Quem não se lembra das passeatas de protestos e greve de fome de Gandhi!? Do discurso de Martin Luther King "I have a dream"? Quem não se lembra do poema de Agostinho Neto, "eu não sou aquele que espera, mas aquele de quem se espera" . Quem não se lembra do sacrifício de Mandela que lhe custou o relacionamento paraestabilizar a África do Sul? Noto aí, que eles não cobraram aos outros, eles chamaram a si a responsabilidade da mudança para um futuro melhor em que eles sonhavam e acreditavam.

Se me permitem, eu tenho um sonho, um sonho em que brevemente ser Angolano será apenas nascer aqui; e para contribuir para a vida económica e social do nosso país, as exigências serão apenas a competência, o compromisso e a lealdade aos ideais da nação.

Eu tenho um sonho, um sonho em que o dinheiro dos Angolanos irá circular dentro da nossa economia, de modo a dar oportunidades aos jovens que sonham com uma oportunidade de empreender nas áreas de pesquisas, produção e serviços para que os seus negócios sejam sustentáveis e escaláveis.

Eu tenho um sonho, um sonho em que a lei será o único instrumento para nos guiar nos diferendos e nas resoluções.

Um sonho em que as instituições públicas ofereçam melhores condições de trabalho para os seus funcionários.

Eu tenho um sonho, um sonho sobre uma lei justa na exploração do ciberespaço Angolano, em que as empresas Angolanas sejam as mais beneficiadas em detrimento das outras.

Um sonho de que haja facturas e documentos equivalentes pela prestação de serviços feitos no nosso ciberespaço, de modo a proteger as empresas Angolanas da concorrência desleal.

Eu tenho um sonho, um sonho em que as nossas crianças tenham pelo menos uma refeição de manhã, de tarde e de noite. Que tenham acesso ao ensino, saúde, assistência médica e medicamentosa, e que as mesmas sejam protegidas e muito felizes.

Um sonho em que os direitos e oportunidades para os filhos dos camponeses, sapateiros, médicos, professores, engenheiros, ministros, deputados, presidentes e Zungueiras sejam iguais para todos eles.

Eu tenho um sonho, um sonho em que Angola terá muitos ricos e milionários, que irão investir nos projectos dos jovens recém formados, criar postos de trabalho e ajudar nas causas de apoio social.

Eu tenho um sonho, um sonho em que os Angolanos estarão unidos por uma única causa, o bem estar de Angola e dos Angolanos.

Eu tenho um sonho, um sonho de uma Angola industrializada e auto-sustentável.

Um sonho em que o renascer da esperança, e o esplendor do amanhecer estarão presentes todos os santos dias na vida de todos Angolanos.

Enviar um comentário

0 Comentários