O Projecto “Meu Padrinho Meu Mentor” realizou, na passada quinta-feira, uma campanha de sensibilização no município do Catete, província do Icolo e Bengo, com o objectivo de consciencializar os moradores da circunscrição sobre a pre- venção da cólera e outras doenças diarreicas agudas, informou, ontem, o coordenador da organização.
Yuri Bongo referiu que a iniciativa, realizada no Centro Cultural António Agostinho Neto, foi feita devido ao elevado índice de casos de cólera que se têm registado na província. “É um programa extensivo que vai abranger, também, outras providências. Esta é a primeira de muitas palestras a serem feitas a nível das comunidades para sensibilizar os munícipes”, salientou.
Na ocasião, José Franco Matias, em representação do secretário de Estado para Saúde Pública, disse que as autoridades estão a intensificar o trabalho de sensibilização e a aumentar o abastecimento de água tratada, para garantir o cumprimento das medidas de prevenção. “Neste momento, já foram solicitadas quantidades suplementares de vacinas para poder atender às novas áreas que estão a ser afectadas”, disse.
Por sua vez, o secretário Nacional do Projecto “Meu Padrinho Meu Mentor”, Paulo José, frisou que os cuidados com a alimentação são um dos pontos fundamentais das acções de sensibilização ministradas nos mercados, de forma a elucidar as comerciantes sobre a importância do processo de higienização e as medidas para evitar a proliferação do surto.
“Pretendemos começar pelo mercado do 30, por albergar o maior número de pessoas, além de apresentar um processo de saneamento precário. Depois vamos trabalhar nos mercados adjacentes”, frisou.
A directora pedagógica do Instituto Médio de Saúde (IMS)
do Zango 8.000, Engrácia Malua, disse estar satisfeita por poder participar na
campanha de prevenção contra a, salientando que iniciativas do género são
importantes.
0 Comentários