Ticker

10/recent/ticker-posts

Orfanato Mãe Grande: Acolhe Conferência Internacional sobre a Nginga Mbandi

O orfanato Mãe Grande, “Pequena Semente” acolheu a 2ª conferência internacional, onde tiveram vários palestrantes de diversos País como Brasil, Estado Unidos da América, Gana, Portugal e Angola para falar da rainha Njinga Mbandi, realizado no bairro Kifangondo, distrito urbano sede, município de Cacuaco.

Por: Inácio Cândido

De acordo com o Pascoal Mucasa Pedro, uns dos palestrantes, disse que a 2ª conferência internacional sobre a Njinga Mbindi, é importante que teve como tema valorização dos nossos ancestrais e conta o papel muito importante que essa mulher desempenhou, que o período colonial e escravatura.

Ainda aquele palestrante, disse que com a 2º conferência internacional, aprenderam muita coisa, como por exemplo, o teatro o cântico, e também aprenderam com as crianças do centro mãe grandes cantaram, que contribuíram muito e doou a sua vida para emancipação e lutou as causas justa. “Das nossas terras, as nossas culturas tendo em conta a cultura é elemento fundamental para qualquer nação, angola vive antropológica ocidental por causa do decreto de Norton de Matos, que proíbe a utilizar as nossas culturas o nosso país, tem alguns historiadores que tem tentado fazer alguns trabalhos de valorização e divulgação da cultura como associação berço da cultura que na qual sou o presidente, temos trabalho muito para não irem buscar a cultura alheia temos que ter a nossa cultura”, disse. 

Por seu turno, Wandi Njinga disse que faz parte da união da família da diáspora que faz o activismo cultural a partir de Portugal, que também é uma filha da terra, que representa a tribo mucubal. “Estou junto com meu povo, onde se rotulava um é cabrito outro é cafusso eu era cafusa, por causa da cor negra, o meu povo é lindo e é bonito quero celebrar esse momentos juntos que a 2ª conferência internacional”, assegura.

Por outro lado Minata Goubel “Mamã África”, conta que ficou a saber um pouco do trabalho desenvolvido pelo orfanato como mulher na tradição africana, ficou satisfeita com a segunda conferência internacional, onde é madrinha do orfanato, “ A partir deste momento sou a conselheira destas crianças e serei porta-voz destas crianças”.

Já fundador do Centro Pequena Semente ou Mãe Grande, Frank Cassule, declarou que o centro existe há 20 anos e está localizado no município de Cacuaco, no bairro Marco Histórico do Kifangondo. “ O nosso centro tem estado no ponto de vista cultural virada no espírito na nossa identidade cultural africana e essa conferência internacional chegou em bom momento”.  

A terceira conferência internacional está marcada para próximo ano, em Luanda, onde irão participar palestrantes de diversos países.

Enviar um comentário

0 Comentários