Ticker

10/recent/ticker-posts

Ngola Kabangu diz que quem deu a independência em Angola é Braço Armado da FNLA

 O politico Histórico, Ngola Kabangu, fez saber que  a constituição do Governo Revolucionário de Angola no Exílio [GRAE] a 5 de Abril de 1962, e o apoio diplomático financeiro e material que a mesma suscitou, houve a necessidade de constituir um exército que é o ELNA.

Por Nunes Salomão

De acordo com o Ngola Kabangu, disse que assim a Comissão Nacional da FNLA, realizou um encontro  que não foi fácil apesar da habilidade pedagógica do presidente da comissão nacional, David Livramento, para debater este assunto urgente, tendo em conta a natureza dos dois partidos que constituíram a frente.

Acrescentou ainda  que com efeito da direção do PDA ancorada estranhamente, na sua filosofia de Partido político pacífico, alegava que não havia elementos com experiência militar para integrar o futuro exército de Libertação Nacional de Angola.

Ngola Kabangu afirma também que a Direção do UPA, na pessoa do Holden Roberto dizia, o que se pedia não eram homens com experiência militar, mas sim jovens civis para serem formado na base central de Kinkuzu. E sob a insistência do Presidente da Comissão Nacional, a Direção do PDA prometeu apresentar a lista de centenas de jovens para formação militar, mas não eram suficientes porque a UPA já dispunha de milhares de guerrilheiros que operavam em diversas regiões de Angola.

O político disse ainda que superada as dificuldades, foi constituído a 16 de Agosto de 1962, na Base Central de Kinkuzu, situada na província do actual Baixo Congo, República Democrática do Congo, RDC e estavam presentes no dia da proclamação do ELNA, Álvaro Holden Roberto, Manuel Kunzika, Don Nicolau André Massaqui, Alexandre Claver Tati, Fernando Pio Amaral Gourgel, Pedro Ngandipovi e muitos outros.

Estando assim constituído o braço armado da FNLA, Ngola Kabangu fez saber que é através dos Comandos Operacionais Regionais e dos Comandos Urbanos, em Angola, que conduziram vitoriosamente a luta de Libertação Nacional de Angola, até assinatura do Acordo de tréguas, em 14 de Outubro de 1974,em Kinshasa a bordo do navio de recreio do Mareshal Mobutu Sese Seko, ancorado no Rio Zaire, pelo Inesquecível Líder Histórico da FNLA, Álvaro Holden Roberto, Fontes Pereira de Melo, que culminou ,passando pelas Cimeiras de Mombaça e Alvor com a proclamação da Independência de Angola em 11 de Novembro de 1975.

 Ngola Kabango,   rematou dizendo que é após, inegável que a Frente Nacional de Libertação de Angola através  do seu braço armado, ELNA, que suportou o maior peso da luta Armada de Libertação Nacional, que libertou  Angola de Cabinda ao Cunene o resto é conversa  afiada para adormecer andorinhas

Enviar um comentário

0 Comentários