Ticker

10/recent/ticker-posts

EM MBANZA CONGO: Fernando Pedro Gomes diz que o papel do E.L.N.A foi importante na conquista da IndependĂȘncia Nacional

 O politico Fernando Pedro Gomes fez saber que o E.L.N.A estava a testa do seu comandante-em-chefe,  porque "o papel do ELNA  na conquista da independĂȘncia nacional", foi o Ășnico exercito de movimento de libertação de angola, que assinou acordos de cessar fogo com o governo portuguĂȘs.

Por Nunes SalomĂŁo

De acordo com o Politico Fernando Pedro Gomes, disse que  Ngola Kabangu, Ă© o  politico histĂłricos  que nĂŁo tem duvidas ao recordar que os confrontos entre as forças colĂŽnias portuguesas e os guerrilheiros do E.L.N.A, sĂł cessaram apos a divulgação da mensagem do seu comandante-em-Chefe Holden Roberto, atravĂ©s da Radio Nacional Congolesa e Radio Renascença.

Ainda o politico,  disse que a historia nĂŁo mente sĂŁo factos, foi a UPA,FNLA atravĂ©s do seu braço armado E.L.N.A que suportou o peso pela libertação de Angola de Cabinda ao Cunene, afirmou que o E.L.N.A foi criado em 16 de Agosto de 1962 e o braço armado do MPLA foi proclamado no dia 1 de Agosto de 1974 ,apos o 25 de abril , 12 anos depois do inicio da luta de libertação de Angola.

Para o politico, pode se afirmar que sim, a UPA que mais tarde veio a se tornar na FNLA, fruto da união da UPA e o PDA era o movimento mais dinùmico politicamente no período da luta de libertação.

Fernando Pedro Gomes, acrescentou  que figuras como Matias Migueis, Mario Pinto de Andrade e Viriato da Cruz, os verdadeiros fundadores do MPLA, tinham se juntado a UPA/FNLA em Dezembro de 1963 ao notarem que era o Ășnico Movimento Organizado atravĂ©s do GRAE e estruturado Militarmente atravĂ©s do E.L.N.A juntaram-se a esse grande Movimento.

Disse ainda que os grandes Generais do MPLA como JoĂŁo  LuĂ­s Neto, tiveram a formação e passagem pelo E.L.N.A. Sublinhou tambĂ©m que UNITA e uma dissidĂȘncia da UPA/FNLA, compreende que nĂŁo seria exagero considerar que a UNITA Ă© uma facção da UPA/FNLA.

O grande contributo do E.L.N.A braço armado da UPA/FNLA e o facto de ter libertado Angola e os Angolanos do jugo colonial PortuguĂȘs, para alĂ©m de ter prestado um serviço impar na libertação do pais de lĂ­nguas oficial Portuguesa em  África e no mundo.

O historiador acrescenta dizendo que o E.L.N.A, foi uma autentica escola para os Moçambicanos ,Santomenses, Namibianos, Sul-Africanos, etc. Fernando Pedro  Gomes, entende que Ă© importante orgulhar-se pelo papel desempenhado pelo E.L.N.A e a sua UPA/FNLA por ser uma  força Politica libertadora de Angola e dos Angolanos, concluiu.

 Em desenvolvimento na prĂłxima edição

 

Enviar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios