Ticker

10/recent/ticker-posts

Aguardando há mais de 14 anos: Direcção da Ordem dos Psicólogos de Angola clama por legalização

 A Ordem dos Psicólogos de Angola aguarda há 14 anos pela sua legalização e agora esses profissionais da saúde mental estão a perder a paciência e a demonstrar grande irritação. O bastonário da Ordem os Psicólogos de Angola, Carlinhos Zassala, clama pela legalização e conta já deu entrada dos documentos no Conselho de Ministros mas até hoje nunca foi reconhecida.  

Por: Neto da Massoxi

Os mais de dois mil profissionais do sector não trabalham na sua plenitude porque o processo para a sua publicação da Ordem no Diário da República continua inconclusivo. Carlinhos Zassala, o bastonário da Ordem, diz que não consegue entender as razões da não conclusão do processo de legalização, 14 anos depois.

"Tantas reuniões já aconteceram do Conselho de Ministros, nunca decidem pela publicação no Diário da República, por isso nós decidimos que se não ouvirem o nosso lamento então poderemos realizar uma marcha porque não conseguimos entender", afirma.

Apesar de funcionar desde 2010 Carlinhos Zassala disse que a ordem não está a viver um bom momento por falta da sua legalização. O presidente sublinha, durante a proclamação na sala Faculdade de Medicina da Universidade António Agostinho Neto, em Luanda com todos os documentos necessários para a legalização no cartório, ainda assim, não é reconhecida pelas autoridades angolanos.

De acordo com a Lei angolana, Ordem deve ser legalizadas pelo Conselho de Ministros, “foi assim que mandamos os processos para o Conselho de Ministros e houve muita demora, solicitamos o antigo presidente José Eduardo, onde nos respondeu pela sua secretária que o nosso processo faltava o parecer do Ministério da Saúde. A demora foi tanta que solicitamos novamente e fomos encaminhados pelo vice-presidente naquela altura Bornito de Sousa, tivemos dois encontros e nos mandaram aguardar”, conta Zassala profundamente agastado com a situação, tendo igualmente sublinhando que “Infelizmente nos foi dito que o país não tinha verbas e até hoje pela legalização”.

A fonte assegura que foi criada uma comissão para avançar com processo que vai há 14 anos.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. A Ordem dos Psicólogos tem que se defenir primeiro e encontrar a conformidade com às leis.
    Os psicólogos clínicas fazem parte da carreira de Diagnóstico e Terapêutica, isto na saúde
    Psicólogos da educação, tem a sua carreira na educação e os do trabalho também tem a sua carreira.
    A ordem tem que procurar saber quais psicólogos quer defender e com eles criarem uma ordem que se faz conformidade com a lei.

    ResponderEliminar