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Empreendedorismo como factor de crescimento económico em Luanda - Jorge Sango Afonso

 O presente artigo aborda o empreendedorismo como factor de crescimento económico em Luanda. O empreendedorismo está associado à inovação, uma vez que a sua essência baseia-se efectivamente na percepção bem como no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios.

Segundo Schumpeter, empreender é inovar ao ponto de criar condições para uma radical transformação de um determinado sector, ramo de actividade, território, onde o empreendedor actua: novo ciclo de crescimento, capaz de promover uma ruptura no fluxo económico continuo, tal como descrito pela teoria económica neoclássica.

Na visão de Druker (1991), o empreendedorismo é a acção árdua, criativa, difícil e arrojada de empreender e surge como resultado dessa acção que não é mais que o negócio em si ou a empresa.

Na perspectiva de Dornelas (2005), o empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que juntando-se transformando ideias em oportunidades. O empreendedorismo surge em contextos turbulentos, de crise e desafios económicos, sociais e ambientais.

Os empreendedores sociais são motivados por promover o bem-estar da sociedade, tendo assim, uma missão social, (Parente, 2011).

A actividade empreendedora exerce influência significativa na nossa sociedade, uma vez que, é um dos factores estruturantes para o crescimento e desenvolvimento económico, embora circunscrito a um número limitado de factores com recursos financeiros.

O texto sugere que, um dos grandes desafios da economia angolana reside efectivamente na dependência dos recursos que a natureza oferece com principal enfoque o petróleo. Deste modo, devido a crise que assola o nosso país o empreendedorismo é considerado alavanca para a diversificação da economia, para promover, estimular o crescimento e desenvolvimento, visto que é o elemento chave para qualquer economia de mercado, num universo que constata-se bastante competição por um lado e por outro globalizado capacitando os empreendedores de competências emocionais e sociais, autoconsciência e conhecimento, autogestão, consciência social e finalmente a criatividade.

CONCLUSÃO

O objectivo principal deste texto foi analisar o contributo das actividades dos empreendedores (as) para o crescimento económico em Luanda.

É de salientar que, o empreendedorismo tem sido uma temática de destaque nos últimos tempos, uma vez que é abordado e apostado pela população empreendedora deste Distrito com maior vigor, rigor e objectividade, e Angola na verdade não tem sido uma excepção, devido a crise que o nosso país está mergulhado nos últimos tempos.

A implementação do empreendedorismo contribui para o crescimento económico, uma vez que as políticas aplicadas pelo governo que tem sido efectivamente o fomento ao crédito bancário a juventude algumas vezes.

As boas estratégias de negócio, a diminuição das desigualdades sociais, a inovação e incentivo são os factores que exercem influência significativa na implementação do empreendedorismo, as características diferenciadoras são as principais características da actividade empreendedora, a crise económica e financeira aliada a escassez de trabalho (falta de emprego) que assola o país contribui para à aposta ao empreendedorismo, a prática da actividade empreendedora por parte de algumas pessoas exerce influência significativa na criação de novas empresas, existe necessidade de financiamento de projectos para o crescimento de empreendedores (as).

É necessário reever as políticas de concepção de crédito aos empreendedores. A falta de competência da população é o principal obstáculo para o crescimento económico.

O empreendedorismo e a inovação têm sido temáticas associadas, na medida em que, o empreendedorismo permite o surgimento da inovação, e só há inovação se houver um empreendedor.

A implementação do empreendedorismo contribui para o crescimento económico, mas é fundamental haver com frequência a criação de boas estratégias de negócio, a inovação e o incentivo a actividade empreendedora.

A terminar, como última nota conclusiva, é de referir que, a presente investigação não deve ser considerada como um produto acabado, por ser apenas um pequeno contributo e uma demonstração daquilo que é a qualidade e quantidade de conhecimentos adquiridos sobre o empreendedorismo à nível global.

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