Ticker

10/recent/ticker-posts

Cintura Verde de Luanda: Mitó da Silva avalia produção agrícola

O presidente da Cintura Verde de Luanda considera que a cedência de terras aos agricultores é um dos mecanismos para "inundar" o mercado nacional.

 Por: Nunes Salomão

De acordo com o  responsável, a Cintura Verde da capital do país começava da fábrica Nocal, passa por Kikolo ,Funda e imigra para Quiçama, Icolo e Bengo e Calumbo." Este ano houve muita perca em função das chuvas que se abateram em Luanda,  inundando quase todos os campos em produção".

Nesta fase da época os camponeses estão de braço atados aguardando que as águas baixam para continuar com a lavoura para que no fim de Agosto começam a recolha da produção. Para o Mitó da Silva antevê este ano pouca colheita em relação aos anos anteriores.

Os agricultores só pensam em imigrar porque quem  cede os terrenos  estão visíveis, e há camponeses principalmente familiares que procuram vender os seus terrenos quando não se sentem realizados, pelo que fazem, e em função disso, reúne com os camponeses duas vezes por mês para a aconselhar, e muitos têm acatados e outros não.

Sobre o apoio, o responsável considera que tem sido insuficiente, alegando que agricultura é um conjunto de uso de vários meios como e dão sementes, enxadas, fertilizantes, adubos, etc.

O presidente da cintura verde referiu também que os angolanos por seus costumes são agricultores e gostam de fazer, por isso é que se deveria estender a mão para campanha agrícola sem burocracia na cedência de terra porque se tem registrado entraves na concessão de terra. ”Se haver concessão de terras e créditos aos camponeses familiares vai ser possível  erradicar a pobreza a nível nacional, e quanto aos imputes não são caíras o que nos foi imposto é o IVA e os Empresários sofrem nisso, há necessidade da retirada do IVA".


Enviar um comentário

0 Comentários