Ticker

10/recent/ticker-posts

Mediacon:Futuro do jornalismo e da democrática discutidos em portugal

Lisboa acolhe nos próximos dias 28 e 29 de Junho a primeira MediaCon, um encontro de jornalismo organizado por dezasseis órgãos de comunicação social portugueses que querem discutir, em conjunto com a comunidade, o presente e futuro do jornalismo e da democracia.

 A redacção 

 O universo dos órgãos de comunicação não tradicionais em Portugal tem vivido grandes transformações nos últimos dez anos. Novas vozes, outras formas de fazer jornalismo, mais próximo, menos formal, inovação e desafios. 

 Com o objetivo de fomentar o debate cada vez mais necessário sobre o futuro do jornalismo, dezasseis meios de comunicação social portugueses uniram forças para organizar a MediaCon. 

Este evento terá debates, conversas e workshops dirigidos ao público em geral, e decorrerá durante dois dias, 28 e 29 de Junho, nas instalações do Goethe-Institut em Lisboa.

De entrada livre e gratuita, a programação da MediaCon foi pensada e construída em conjunto pelas redações. 

Desse programa destacam-se os dois debates magnos: um sobre jornalismo de proximidade e outro sobre a sustentabilidade do jornalismo, um dos pilares da democracia, que contam com a participação de convidados de organizações europeias da área do jornalismo, como Brigitte Alfter (Arena for Journalism in Europe), Peter Matjašič (Investigate Europe) e OlayaArgüeso Pérez (CORRECTIV).

Os dilemas das investigações longas, a acessibilidade (ou falta dela) na comunicação social, desafios do jornalismo desportivo, ou como o jornalismo e a arte se podem cruzar, serão também temas do encontro. 

Nos workshops, haverá oportunidades de aprendizagem sobre jornalismo de soluções, literacia mediática ou Inteligência Artificial.

Enviar um comentário

0 Comentários