No âmbito do programa de apoio ao fortalecimento dos procedimentos e esforços anti-corrupção da África Austral financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o Governo dos Estados Unidos da América formou 120 membros do Governo de Angola ligados aos órgãos superiores de auditoria em matéria de princípios e normas de auditoria de conformidade.
A redacção
A formação fioi orientado pelo Corpo de Voluntários para os Serviços Financeiros (FSVC), parceiro implementador do Governo dos EUA, capacitou auditores seniores do Tribunal de Contas, Procuradores da República junto do Tribunal de Contas, quadros da Inspecção Geral do Estado, e do Ministério das Finanças, de forma a adoptar e aplicar os princípios de auditoria de conformidade aos seus processos de auditoria nos ministérios ou em empresas públicas.
O workshop proporcionou aos participantes uma visão geral dos elementos e princípios relacionados com o processo de auditoria, incluindo planeamento e concepção; provas de auditoria; avaliação das provas de auditoria e formação de conclusões; relatório; e acompanhamento.
Deste modo, o evento serve também de interligação para partilha de experiência sobre os princípios fundamentais da auditoria do sector público, incluindo os requisitos para um trabalho de auditoria independente e da elevada carga de trabalho e qualidade.
De recordar que ainda neste ano, o programa apoiado pelo Governo dos Estados Unidos já providenciou três outros seminários formativos, e capacitou mais de 200 membros de órgãos de estado ligados à auditoria pública, incluindo Juízes, procuradores, e quadros do Tribunal de Contas com capacitações relacionadas ao combate à corrupção, branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo, normas de auditoria financeira, e princípios das parcerias público-privadas, com destaque para a participação privada em infra-estruturas e serviços públicos.
O programa tem um investimento de 1.5 milhões de dólares do Governo dos EUA através da USAID, destinados a melhorar as capacidades de supervisão das principais instituições governamentais e das Organizações da Sociedade Civil com o objectivo de minimizar fraudes, desperdício, e abuso de recursos públicos e reforçar a transparência e a prestação de contas. Além disso, o programa está a criar uma rede de partilha de conhecimentos para ligar as principais instituições governamentais e as organizações da sociedade civil de toda a região subsariana, a fim de promover a aprendizagem de sul-sul sobre os esforços de combate à corrupção e as melhores práticas internacionalmente aceites.
Este programa reflete o compromisso do governo dos EUA em apoiar os esforços do governo de Angola para eliminar a corrupção e promover a boa governação.
0 Comentários