Ticker

10/recent/ticker-posts

Artur Quixiona Finda lança obra científica sobre o desenvolvimento de África

O Despertar de África para o Desenolvimento” é a nova obra científica do professor universitário Artur Quixiona Finda, lançada na última  quarta-feira, 05 de Junho, no auditório do Instituto Superior Politécnico Kangonjo (ISKA), em Luanda.

O autor do livro apresenta uma análise científica sobre a desproporcionalidade das mais variadas cooperações existentes entre o Estado angolano e os outros países, no que tange as desvantagens que Angola vai colhendo ao longo dos últimos anos.

Por sua vez,  Domingos Álvaro, que fez parte da mesa do “presidium”  afirmou que se trata de uma obra que interessa todos os estudantes e docentes do Instituto Superior Kangonjo, em particular e a todos os africanos, em geral, com destaque aos académicos.

 Para o docente universitario com esta obra pretende contribuir para a unidade dos africanos na luta pelo desenvolvimento sustentável, tendo acrescentado que “a semelhança do que o antigo presidente americano Barake Obama teve como “slogan” «YES WE CAN» nós também podemos. Nós podemos despertar e desenvolver o continente por meio da mudança de mentalidade e paradigmas”.

Já o autor da obra científica, Artur Quixona Finda considera que a cooperação não tem trazido vantagens aos angolanos na medida em que os países com os quais temos cooperação, estão cada vez mais desenvolvidos e nós continuamos a regredir, com destaque para a China, porquê?, questionou o autor, acrescentando que este foi um dos motivos que impulsionou a execução desta obre que se espera, venha a contribuir de forma directa ao desenvolvimento do continente.

Indagado sobre a publicação da obra em plataformas digitais e sobre a possível tradução da obra para as demais línguas africanas e estrangeiras para garantir a internacionalização da obra, o académico garantiu que este processo está sendo tratado em fórum próprio.

Nesta segunda obra, o autor dedica especial atenção ao sector da cooperação para equilibrar a balança em termos de crescimento económico e social entre os países cooperantes. Recorda -se na sua primeira obra científica sobre Responsabilidade do Operador Jurídico à Luz da Constituição, lançado em 2021, Quixona  já havia dirigido críticas aos operadores de justiça, partidos políticos e fazedores de opinião, sobre a extinção de partidos políticos, em Angola, que para ele, ajudaria no impulso na construção da democracia.

Enviar um comentário

0 Comentários