Ticker

10/recent/ticker-posts

Requalificação da praça do kinaxixi: GPLe BAI assinam memorando

A fim de estabelecer as bases para uma cooperação institucional com vista a reabilitação e requalificação urbana da Praça do Kinaxixi e das vias circundantes, com os respectivos arranjos estéticos e mobiliários urbanos, assina-se, amanhã de hoje, segunda-feira, 29 de Abril, um Memorando de Cooperação entre o Governo Provincial de Luanda e o Banco Angolano de Investimentos.

 A redacção

 A reabilitação e requalificação urbana da Praça do Kinaxixi e das vias circundantes pode ganhar nova imagem nos próximos tempos. O Governo da Província de Luanda e o Banco Angolano de Investimento assinam hoje o memorando de entendimento.

Ainda assim, nem todos os que passam ao redor do recinto do futuro Shopping Kinaxixi se dão conta do avanço dos trabalhos para a conclusão daquele projecto comercial, iniciado em 2014. E quem vê do lado de fora, depara-se com um cenário de obra aparentemente abandonada. Na parte exterior das chapas de cobertura, inclusive, pode-se observar, a “olho nu”, latas e outros pequenos amontoados de lixo, que “escondem” a realidade dos factos. 

Entretanto, munícipes dos arredores do Kinaxixi entendem que a obra é bem-vinda, mas pedem cautelas em algumas questões, como a da manutenção da história e tradição.  

Em concreto, a maquete o futura obra contempla um total de 38 pisos nas duas torres reservadas para escritórios e outros serviços, e 19 pisos na torre para apartamentos, esta última que terá 116 residências, com tipologia T2, T3, T4, T5 e T6.  Segundo Kinaxixi Empreendimentos Imobiliários, S.A., o projecto já consumiu 50% do valor inicialmente estimado, acima de USD mil milhões, numa conjunção de recursos próprios (40%) e da banca comercial angolana (60%).  

O histórico Mercado Municipal do Kinaxixi foi encerrado em 2008, depois de um longo tempo de espera, que oscilou entre a reabilitação e a demolição, à semelhança do que aconteceu com outros empreendimentos históricos da capital do país.  

O empreendimento foi construído na década de 50, sob batuta de Vasco Vieira da Costa, arquitecto português formado pela Escola de Belas-Artes do Porto, Portugal, que viajou para Paris e por lá trabalhou por algum tempo com o arquitecto francês Le Corbusier.  

O Mercado Municipal de Luanda foi a sua primeira obra na capital angolana.  Até 2003, o espaço funcionava como o grande mercado de frescos de Luanda, mas esse modelo começou a mudar, depois da retirada e transferência dos comerciantes.

Enviar um comentário

0 Comentários