Os efectivos dos órgãos do Ministério do Interior (MININT), nomeadamente, Serviços de Investigação Criminal, Prisional, de Migração e Estrangeiros, do Município da Ganda, Provincia de Benguela, foram capacitados, nesta sexta-feira (26), sobre a utilização segura dos canais digitas de pagamento bem como segurança financeira digital.
A acção formativa, decorreu no auditório da Administração Municipal da Ganda, e enquadra-se no projecto Cidadão Digital, da empresa Interbancária de Serviços (EMIS), que visa contribuir para reforçar a confiança no sistema financeiro angolano e aumentar a massificação do pagamento electrónico seguro e o uso responsável da tecnologia.
A sessão de abertura do evento foi presidida pelo Inspector Chefe da Secção Patriótica do Município da Ganda, Abel Avelino e orientada por Helder Jessevani, representante da empresa TheBridgeGlobal e gestor do Cidadão Digital em Benguela, acompanhado de cinco formadores.Na ocasião Helder Jessevani disse que durante o mês de Maio as equipas vão capacitar os funcionários dos gabinetes da administração municipal da Ganda e Cubal e posteriormente escolas, mercados e centros médicos.
“ Os formadores partilharam informações valiosas sobre como os cidadãos em particular os efectivos da Polícia Nacional, devem proteger informações pessoais, para que possam evitar fraudes” referiu.
Salientou que a sessão foi um verdadeiro sucesso, deixando os efectivos felizes e esclarecidos sobre questões essenciais de segurança digital.
Município da Ganda está situado a Leste da Província de Benguela, a uma distância de 210 km da capital da província, tendo uma superfície de 4.817 km². A divisão territorial compreende a sede do Município e quatro comunas, nomeadamente: Ebanga, Babaera, Casseque e Chicuma.A altitude varia entre os 1.200 e os 1.600 metros acima do nível do mar. É delimitado a Norte pelo Município do Balombo; a Leste pelo Município do Tchindjendje (província do Huambo), a Sul pelos Municípios de Caluquembe e Caconda, na província da Huila e a Oeste pelo Município do Cubal.
0 Comentários