Ticker

10/recent/ticker-posts

Um pedaço de evolução histórica de Kakwaku: de Aldeia a Município

 Nos anos de 1800/1900, Kakwaku era uma aldeia que pertencia ao Distrito de Luanda, sem qualquer classificação. Kakwaku foi elevado a categoria de Vila há 24 de Junho 1936. Mas considera-se o 21 de Junho de 1940, como a data da fundação de Kakwaku. Por volta de 1950, Kakwaku perde a categoria de Conselho e passa a ser Posto, pertencente ao Conselho Administrativo de Viana.

Kakwaku ganhou câmara municipal pela portaria n.º 14.061, de 13 de Dezembro de 1965, quando o Posto administrativo de  Kakwaku foi desanexado do Concelho de Viana, passando a constituir um novo concelho, dando assim o Conselho (Município) de Kakwaku.

De salientar, que na nomenclatura Administrativa colonial, existiam: Administrador do Posto, Secretário, Regedor e Cipaio. Sendo assim, quando Kakwaku atingiu a categoria de Conselho Administrativo, a localidade da Funda passou a categoria de Posto, afecto ao Conselho Administrativo de Kakwaku.

Nessa altura, o Kakwaku estendia-se até ao Kikolo. Bairros antigos de Kakwaku, Calundu, na parte norte e Honga  Buxa na parte sul (bairro dos Pescadores), Imbondeiro. Quanto à origem do nome Kakuaku, existe uma contradição, as fontes trazem duas versões, uma diz que vem do kimbundu e a outra diz que vem do Kikongo:  Versão em kimbundu:

Depois de Ngola kiluanje palmilhar uma distância enquanto fugia da perseguição portuguesa, Ngola e os seus seguidores descansaram mais adiante. À retirada Ngola exclamou: An´Âmi ni alaul´ami, LUKUAKU! Em português: meus filhos e meus netos, dói-me o BRAÇO. logo, o local passou a chamar-se Kakwaku.

Versão em kikongo: As pessoas percorriam longas distâncias a pé, os transportadores de Nzimbu (moeda do reino) se perdiam muito ao chegar nos arredores da ilha de Luanda, e como essa área (Kakwaku) era o caminho pronunciavam essa palavra em Kikongo: KAKWAWU KO, que em português quer dizer "NÃO É AQUI".

4 meses para 2 anos. É tudo Bungle Bang. Senhor administrador, agora explica, mas não complica. No passado dia 25 de Julho de 2022, foi lançada a primeira pedra para construção da vala do Quitanga (vala do Agosmil), de lá para cá, como se diz na linguagem popular, "nem água vem, nem água vai",agora o senhor administrador Auzilio Jacob já   passaram dois anos 2, da obra esta  nascer um matagal. o Valor da obra: "698.812.333,00Akz".

 O município de Kakwaku é rasgado por vários leitos, como: La Massa, Feu, Quitanga (vala do Agosmil) e outros. Os cursos de água desses leitos,  terminam no mar, daí as inundações nos bairros junto da faixa litoral (como os bairros da Cerâmica,  dos Pescadores, Emanuel, Mateba e Barra do Bengo. "O leito é o espaço que pode ser ocupado por um curso de água, sendo possível distinguir o leito aparente, o leito maior ou leito de inundação, e o leito menor"

Enviar um comentário

0 Comentários