Um número considerável de jovens no Município de Lucala, Província do Cuanza-Norte, aposta na criação de negócios e propicia novos empregos aos demais cidadãos, no âmbito do empreendedorismo Juvenil o que satisfaz as diversas franjas da sociedade da circunscrição a julgar pela grandiosa importância da iniciativa.
O exemplo é do jovem João Gaspar Pedro de 34 anos de idade, que depois de uma formação profissional de que beneficiou e aquisição de material através do PAPE, montou a sua marcenaria no mercado municipal de Lucala, onde com a força de trabalho de mais de 07 jovens que ali encontraram o primeiro emprego, fabricam cadeiras, mesas, camas, sofás, beliches, entre outros materiais que são comercializados no Lucala outros municípios vizinhos.
Numa ronda que a nossa equipa de reportagem efectuou no local, era visível a entrega dos jovens na concretização dos das diversas encomendas que a mercenária tem em agenda, demonstrando o real compromisso com a credibilidade e responsabilidade da empresa.
João Gaspar Pedro disse a nossa reportagem que, tudo começou com a venda de gasóleo no mercado municipal em pequena proporção, contudo, em detrimento da sua vontade e persistência, o volume de negócios aumentou e conseguiu dar outros passos na vida.
Era sempre minha vontade em me mergulhar no mundo do empreendedorismo e deste modo ajudar também outros jovens. Hoje já me sinto com um pé meio andado pelo facto de garantir emprego a um bom número de jovens do nosso município e também pelo contributo imprescindível que temos dado no desenvolvimento sustentável do Lucala sustentou.
João Gaspar Pedro disse que o objectivo é gerar mais empregos aos jovens, uma que a sua empresa tem também representação no município do Golungo-Alto onde tem feito a exploração de madeira.
O Jovem promissor, garantiu a nossa reportagem que está a fazer contactos junto das instituições bancárias, no sentido de conseguir um empréstimo para aumentar o seu volume de negócios.
Adquiri conhecimentos que me vão permitir gerir melhor o meu negócio, afirmou o jovem, que saudou a iniciativa do Executivo angolano em promover cursos profissionais direcionados aos jovens.
Antes não sabia sequer o que era empreendedorismo, acrescentou.
Governo promete apoios As autoridades do município de Lucala prometem auxílio aos projectos apresentados pelos empreendedores.
Maria Mafuta adiantou que o melhor caminho para resolver os problemas que afligem a juventude é a formação académica e profissional.
0 Comentários