A qualidade do ensino em qualquer sociedade depende, em grande medida, do empenho dos professores no processo educativo e da eficácia no exercÃcio da docência, admitiu, na quarta-feira, 14 de Fevereiro no municÃpio de Lucala.
Maria Mafuta que falava durante um encontro de auscultação e
Concertação com a classe docente do MunicÃpio, destacou ainda a importância do
papel do professor, pelo facto de estes desempenharem uma tarefa difÃcil e, por
isso, defendeu que devem ser acarinhados na escola e na comunidade.
Nesta perspectiva, assegurou continuar a desenvolver esforços nos vários domÃnios de formação para os professores, com o propósito de elevar a qualidade do ensino na região.
Maria Mafuta reconheceu que, apesar das dificuldades, houve grandes avanços em termos quantitativos, mas reafirmou o desejo de apostar-se cada vez mais no aumento da melhoria da qualidade do ensino em todos os subsistemas.
Apesar dos avanços registados na educação, a administradora disse que o sector enfrenta várias dificuldades, com realce para as escolas do ensino primário que se debatem com a falta de professores, sobretudo no meio rural, além da falta de residências para acomodar os docentes nestas áreas.
Para se inverter o actual quadro, a administradora prometeu dar solução aos problemas que afectam o sector, que passa pela construção de mais escolas, com realce para as do primeiro ciclo do ensino.
No final do encontro, os professores que apresentaram inúmeras sugestões para a melhoria do sector, louvaram a iniciativa da titular do MunicÃpio, realçando que, exercÃcio do género devem ser feitos de forma regular.
0 Comentários