Ticker

10/recent/ticker-posts

Pequim aprofunda laços estratégicos com Hanói

O Presidente chinês, Xi Jinping, cumpre, uma visita de Estado ao Vietname, tendo em vista o aprofundamento da parceria estratégica abrangente, a mais alta designação oficial para uma relação diplomática entre Pequim e Hanói.

A cooperação estratégica entre a China e o Vietname foi estabelecida há 15 anos, com campo de acção cada vez mais importante na segurança e na economia do Sudeste Asiático, segundo a imprensa chinesa, citada pela plataforma Notícias ao Minuto.

O Chefe de Estado chinês está no Vitename após um intervalo de cinco anos, uma vez que em 2017 participou na cimeira económica na cidade costeira de Danang. Agora, Xi Jinping vai reunir-se com o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, com o homólogo, Vo Van Thuong, e com o Primeiro-Ministro, Pham Minh Chinh, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Vietname.

"Isto reflecte as preocupações de Pequim suscitadas pela aproximação de Hanói ao Ocidente”, disse Nguyen Khac Giang, do Instituto ISEAS-Yusof Ishak, em Singapura. "Pequim receia que o Vietname se junte a uma aliança contra a China”, referiu.

Em termos ideológicos, o Vietname é próximo de Pequim. É governado por um partido comunista com fortes laços com a China. No entanto, nos últimos anos, o Vietname tem vindo a estreitar as relações com países ocidentais.

Em Setembro, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou o Vietname para assinalar a elevação da relação com os EUA ao mesmo estatuto diplomático que a China.

Biden afirmou que os laços mais fortes não se destinam a contrariar a China, embora a diplomacia dos EUA na Ásia e no Pacífico se tenha concentrado em melhorar o relacionamento na área da defesa com os países precisamente com esse objectivo.

Enviar um comentário

0 Comentários