Ticker

10/recent/ticker-posts

Antigos Combantentes do ELNA foram aconselhados para ter o espirito de união

O secretário-geral da federação dos antigos combantentes e veteranos da patria (FACVPA), Vicente Junior, fez saber que antigos combantentes do ELNA, não podem estar em grupitos, tem que ficar unidos para que estado resolve os seus problemas de reforma.

Durante o encontro com Federação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola, (FACVPA), o com Conselho Directivo da AAC/FNLA e os membros do Conselho Técnico receberam nesta  sexta-feira  na sede do Balumuca/Cacuaco, o Secretário Geral da FACVPA  "Federação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola", em representação do Presidente da referida Instituição, que congrega e controla todas as associações dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola.

Da visita efectuada, o senhor Secretário Geral, Vicente Junior, auscultou os membros dos dois órgãos presentes, sobre os seguintes temas: 1- Situação do ex-Militares do ELNA, 2- Vida Social dos Antigos Combatentes da FNLA.

Em relação ao primeiro tema, o Secretário-geral da Federação, disse:

1- Os ex-militares do ELNA, devem pôr fim, a confusão de apresentarem duas ou mais listas e aparecer junto da Federação pessoas que se assumem como sendo interlocutores válidos. Cada um assume-se como Coordenador, apresentando uma lista com os seus integrantes.

2- Em julho de 2021, as quatro associações convidaram a Federação, Ministério da Defesa Nacional e o Partido FNLA, onde estiveram presentes três Entidades representantes das referidas Instituições, que assistiram a assinatura do Memorando de Entendimento e a indicação de um porta-voz eleito pelas mesmas associações.

“Passado algum tempo, como atrás me referi, começam a surgir divergências, violando deste modo, o entendimento alcançado. Uns não aceitam que as listas passam pelo Conselho Técnico, Órgão criado por Ex-Comdt.-Em-Chefe do ELNA, Álvaro Holden Roberto”.

Disse ainda que é Se você ex-militar do ELNA, reconhecido oficialmente, porque negar o seu processo passar pela Comissão Técnica, Sobre o segundo tema, a FACVPA, está a trabalhar com as Entidades do sector e outras instituições para a integração sócio-econômica dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, incluindo os seus familiares.

Enviar um comentário

0 Comentários