Ticker

10/recent/ticker-posts

UNITA: Deputada Amélia Judith favorita para comandar campanha de Massanga

A veterana da LIMA, braço feminino da UNITA, Amélia Judith Ernesto, está a ser apontada nas hostes do “Galo Negro” como a provável mandatária nacional  da candidatura de Rafael Massanga Sakaita Savimbi, que disputará, no próximo mês de novembro, a presidência do maior partido da oposição angolana durante o XIV Congresso Ordinário.

Professora de profissão, Amélia Judith Ernesto é uma figura destacada na política angolana e no seio da UNITA. Licenciada em Psicologia da Educação e mestre em Psicologia Organizacional e Laboral, exerce, desde 2017, o cargo de deputada pelo Círculo Eleitoral Nacional. Em novembro de 2021, foi nomeada vice-presidente do partido, na sequência do falecimento de Raúl Danda, função que desempenhou até março de 2022, num período marcado por desafios internos relacionados à legalidade da eleição de Adalberto Costa Júnior como presidente do partido.

Com domínio reconhecido em matérias eleitorais, Amélia teve um papel fundamental na gestão da transição durante o congresso extraordinário de 2021, convocado após o Tribunal Constitucional anular a eleição de Adalberto Costa Júnior, alegando irregularidades ligadas à sua nacionalidade. Nesse contexto de incerteza, contribuiu para manter a coesão interna da UNITA e preparar o terreno para a reeleição legítima de Costa Júnior.

A candidatura de Massanga Savimbi, sob o lema “Todos contam”, tem como diretor de campanha o antigo deputado Manuel Savihemba, que, no congresso anterior, coordenou a candidatura de Alcides Sakala na província do Bié. Já o deputado Domingos Eduardo Epalanga, ex-secretário provincial da JURA em Luanda, assume a função de mandatário da candidatura na capital do país.

A equipa de Massanga conta ainda com o apoio do deputado Franco Marcolino Nhany, último secretário-geral da presidência de Isaías Samakuva, e de Altino Jamba Kapango, que foi mandatário adjunto da campanha de Alcides Sakala no congresso anterior.

O XIV Congresso Ordinário da UNITA está agendado para os dias 28, 29 e 30 de novembro de 2025, em Luanda. Até ao momento, estão confirmadas pelo menos duas candidaturas à presidência do partido: a de Adalberto Costa Júnior (ACJ), atual presidente, que formalizou a sua recandidatura em outubro de 2025; e a de Rafael Massanga Savimbi, filho do fundador da organização, Jonas Savimbi, que anunciou a sua pré-candidatura no mesmo mês.

O período oficial para apresentação de candidaturas decorreu entre os dias 8 e 22 de outubro, sendo este congresso considerado decisivo para a definição da futura liderança da UNITA.

Enviar um comentário

0 Comentários