Ticker

10/recent/ticker-posts

Província de Benguela vai acolher Encontro Nacional de Integração Curricular do Ministério da Saúde

A coordenação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde esteve reunida nesta segunda-feira, 18, com os membros do Conselho Nacional dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica para preparar o Encontro Nacional de Integração Curricular, que vai decorrer nos dias 8 a 13 de Setembro próximo, na província de Benguela.

O Hospital Geral de Luanda (HGL) acolheu a reunião preparatória para o Encontro Nacional de Integração Curricular dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, com a orientação do coordenador e Gestor Técnico do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde, Job Monteiro, que integrou igualmente diversos especialistas da Unidade de Implementação do Projecto.

Num comunicado de imprensa  a organização ressalta que a reunião decorreu à margem da sessão de imersão em gestão pedagógica, centrada na organização da rotação interna dos formandos das especialidades médicas, de enfermagem, representando as 28 classes dos técnicos de diagnóstico e terapêutica.

O encontro contou com a presença do director Pedagógico do Hospital Geral de Luanda, José Janota, de profissionais da área hospitalar, especialistas da Unidade de Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde, bem como do presidente do Conselho Nacional dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Júlio Gomes e de membros de associações profissionais das áreas técnicas da saúde, como fisioterapia, nutrição, radiologia, estatística, entre outras.

A nota realça que durante a sessão, foram debatidas as necessidades de uma integração formativa efectiva entre os membros das associações profissionais, que os coordenam, as instituições hospitalares e os centros de formação técnica.

A coordenação refere que foi reforçada a importância da articulação entre a Unidade de Implementação do Projecto (UIP) e as instituições de ensino, visando a consolidação de um modelo formativo de excelência.

Unidade de Implementação do Projecto (UIP)

O responsável ressaltou ser essencial a clarificação do papel das associações profissionais no processo formativo, “distinguindo-as claramente dos colégios de especialidades”, acrescentando que “temos interesse em trabalhar com os especialistas que compõem as vossas associações de forma organizada, e pretendemos que os melhores quadros participem nas acções formativas do MINSA”, por isso, disse Job Monteiro, “antecipámos este encontro para facilitar o processo que decorrerá em Setembro”.

Reiterou que o momento “é de grande importância, pois marca um passo decisivo rumo à qualificação integrada dos técnicos de diagnóstico e terapêutica. O evento de Benguela, de 8 a 13 de setembro, será uma oportunidade estratégica para alinharmos práticas pedagógicas e técnicas em benefício de um sistema de saúde mais coeso e eficaz”, disse.

Nas notas finais do encontro, o gestor recomendou que cada associação profissional participe no “Encontro Nacional” com uma delegação onde deverão constar os “melhores quadros inscritos nas associações e/ou Conselho Nacional”.

Ficou então recomendado, que os membros colegiados, deverão interagir permanentemente com o presidente do Conselho Nacional dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, António Júlio Gomes, que é o principal interlocutor com a Unidade de Implementação do Projecto (UIP).

As associações foram igualmente orientadas a compilar e enviar listas actualizadas dos seus especialistas, assegurando uma representação qualificada e alinhada com os objectivos do encontro.

Estiveram presentes, entre outros responsáveis, Nguxi Yandra André, presidente da Associação Angolana de Nutricionistas, Vitória dos Santos Semedo Fortunato, presidente da Associação de Fisioterapia e membros da Associação de Radiologia.

A reunião contou também com a participação de representantes da Ordem dos Biomédicos e representantes de outras associações da área da saúde.

O Ministério da Saúde (MINSA), por meio da Coordenação da Formação em Saúde, reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua da formação técnica e profissional, promovendo uma integração eficaz entre o ensino e os serviços prestados à população.

Enviar um comentário

0 Comentários