Ticker

10/recent/ticker-posts

Nós e a fome - Karl Manuel Sarney Mponda

Eu Karl, filho da Pátria, tenho passado longas noites sem dormir, sentado na minha secretária, espelhando no papel, as minhas ideias, as soluções para o erguer da nossa grandiosa pátria!

Não se tratam de pensamentos filosóficos, mas sim de pensamentos e mecanismos viáveis e em prática em muitos países no mundo e que realmente funcionam! Meus compatriotas, vamos reerguer a pátria, com um fio condutor verdadeiro, e não utópico, enganoso e corrupto, como tem sido até aqui!

Tem poucos dias, que as pessoas saíram de suas casas, sem medo, para se aproveitarem das manifestações e saquearem lojas, apenas por uma única razão: A FOME!

Em Angola existe muita fome! Em simultâneo, faço uma pergunta, antes de solucionar o problema:  Com tantos licenciados, que temos hoje em Angola, se nos focarmos em cada bairro e questionar quantos jovens são formados em Engenharia Agrónoma, quantos iremos encontrar?

Por cada 100 jovens licenciados, qual a percentagem de engenharia agrónoma que temos?

Por cada província quantos agrónomos temos que ter para que seja garantida a ciência da Agricultura?

O problema da fome nao se pode resolver na base de efeitos, mas sim da sua causa.

GOVERNO
Em 1975, o regime implementou a filosofia comunista que realmente sentava as suas defesas no proletariado (fábricas e indústrias) e camponesas ( agricultura e fazendas)!

Hoje na véspera dos 50 anos da independência, a defesa dos camponeses não foi realista, pois não houve quadros formados na agricultura, aliás o grande Instituto Agrícola fundado pelos portugueses na Huila (Chivingiro), não formou mais ninguém desde a era colonial!

Um fracasso total do Governo para resolver a questão da fome!

Da mesma forma o governo limitou-se a estender a máo para o éstrangeiro buscando apoios, ajudas empréstimos que as durões as gerações irão pagar com suor, da mesma forma passa ao povo a mesma cultura de mão estendida, querer receber tuso nas mãos do Governo, mas a realidade é que não é o Governo que deve Ir por ada bairro, ou nas comunidades falar oara as oessos formarem-se na engenheira agronóma, a Nação constrói-se na base da filosofia de dar e receber ( Governo e Povo ), mas quem influencia o povo é o Governo e até aqui o Governo falhou e já lá vão 50 anos !

O POVO
Em África, e em especial em Angola, as populações não tomam decisões e nem sabem o que é necessário para suas vidas, por isso as eleições ou adesão aos partidos políticos tornaram-se como um carnaval!

As pessoas não pensam maduramente, não colocam questões e estão habituados a receberem de tudo!

O governo deve dar-lhes tudo, toda a comida que comem deve ser importada, incluindo o pão, feijão, milho, etc. e assim nenhum jovem pensa hoje, dedicar-se á agricultura, ao cultivo de todo o tipo de alimentos, e com uma terra tão fértil como a nossa Angola tem!

A errada influência foi colocada na mente das pessoas! Para teres respeito tens que ser doutor, jurista, engenheiro de petróleo!!!!!

No entanto, o povo esqueceu que o governo não virá na casa de cada família impor que os nossos filhos sigam um certo ramo de formação académica; se não haver uma sinergia de cooperação entre o povo e o governo , nada irá mudar!

O povo tem aí a responsabilidade de reerguer-se, é impossível e inacreditável saber os nossos pais nas armas agora a lutar contra o colonialismo pois, hábitosia muitos fatores errados onde um deles era o comércio em retalhos, todas as lojas estavam sób o controlo dos portugueses e foi uma das razões da guerra de libertação e hoje sem o colono e 50 anos a completar , o comercio a retalhos esta nas mãos dos malianos, senegalês, Congoleses, guineenses e o nosso povo o que faz ?? Por que o comércioio deve estar sempre nas mãos dos estrangeiros ? Ao mesmo o tempo o angolano viaja para Dubai exibe fotos e boa vida, isto ja não é cumpa eo governono; os partidos da oposição nao dizem a verdade ap povo, nem iseas no as eles trazem, mas criticam o governo e eles wuerem fazer igual ao regime carregar o povo nas costa como mongoloide enquanto o o povo tem pernas e braços capazes de produzir, é deveria ter a o arte de responsabilidade, por isso nós no MUN queremos andar lado a lado com o Povo para o reerguer da Pátria.

SOLUÇÃO

Não importa o MPLA perder as eleições e chega ao poder uma outra força!

Enquanto não se resolver a questão agrícola, o Pais nunca irá ultrapassar-se a questão da fome! Nunca!

Por isso sempre falei sobre as questões das comunidades, pois o povo saberá as suas necessidades, o governo tem como obrigação oferecer mais bolsas de estudos para a formação agrícola.

O País necessita de uma reforma de mentalidade e de consciência! Não estamos na era de luxo, mas sim na era de revolucionar a nossa sociedade e a primeira revolução é a erradicação da fome !

Podes ser jurista, sem comida, tornar-te-ás um corrupto!
Podes ser médico, sem comida, tornar-te-ás um corrupto!
Podes ser polícia, sem comida, tornar-te-ás um corrupto!

Podes ser tudo o que ambicionas, sem comida, serás um corrupto, não serás ninguém na sociedade!

A resolução da questão da fome vai solucionar vários problemas incluindo a corrupção!

Chegou o momento, para que o governo junto do seu povo, façam o melhor diagnostico dos problemas da Sociedade.

Todos os diplomas são e serão importantes, mas a prioridades será a erradicação da fome.

Por isso vimos muitos formados sem emprego, pois existe uma controvérsia entre o Estado mal dirigido e as necessidades do povo e do próprio Estado.

O Estado necessita de algo específico e o povo e o governo apresentam algo diferente e divergente;

Mas infelizmente, só os conservadores e nacionalistas da direita sabem o valor da terra e até ao momento, não temos uma organização política de direita que possa revolucionar as questões económicas e socioculturais do Estado !

Por isso no Movimento de União Nacional – dissemos: O reerguer da Pátria começa pela Terra, pelo Homem e pelo Mar!
Vamos ter que formar muitos agrónomos e partirmos para o reerguer do Estado !

Enviar um comentário

0 Comentários