Ticker

10/recent/ticker-posts

Problemas de Saúde e trauma no seio das crianças preocupam Direcção do lar de acolhimento kuzola

A preocupação foi manifestada durante o encerramento da jornada da criança que teve lugar na última segunda - feira (30 de junho) a nível do lar de acolhimento kuzola, que culminou com a visita da igreja Liloba Na Nzambi, que deixou um donativo de produtos alimentícia.

Fonte: portal. V.V 

De acordo com a chefe de departamento pedagógico da referida instituição, Elisa Sampaio há crianças que dão entrada no lar com problemas de saúde e sobretudo com trauma. “esta situação tem nos preocupado bastante” desabafou a responsável, não obstante a realidade a direcção daquele centro tem procurado transformar as dificuldades em desafios dando maior dignidade as crianças que aí são acolhidas.

“Nós enquanto centro temos a responsabilidade de dar resposta as necessidades básicas das crianças que passam pelos vestuários, alimentação e não só” disse a nossa interlocutora. a responsável referiu - se igualmente sobre a componente psico social destacando a sua importância dada a condição da criança, por isso é que adianta a fonte “o facto de elas estarem separadas dos progenitores já mexe com a estrutura psíquica das mesmas” continuando, Elisa Sampaio, disse que a instituição tem contado sempre com ajuda da sociedade civil e todos nossos parceiros sobretudo a igreja esclareceu.

A responsável considera o lar kuzola como um reflexo da violência contra a criança justificando pelo seguinte:“ se as crianças estivessem bem não estariam cá connosco, eu apelo as famílias a potencializarem mais na educação dos petizes, prestando maior atenção, trabalhando na questão da não-violência, promover mais o dialogo e nós os adultos devemos dar exemplos práticos demonstrando as crianças que estamos por elas e com elas “ finalizou a fonte. 

Crianças recebem bens de primeira necessidade e a igreja Liloba Na Nzambe “ palavra de deus “ que se juntou no encerramento da jornada da criança no lar kuzola doou bens de primeira necessidade para aquele centro. Questionado sobre a referida iniciativa, o secretário para comunicação, informação e institucional, pastor Moisés Lando Mateyo disse que a igreja não só tem o papel de evangelizar mas sim ajudar também as pessoas desfavorecidas cumprindo assim com a responsabilidade social da igreja.

Importa referir que ao longo do mês de junho as crianças do lar kuzola participaram em distintas actividades promovidas pelo ministério da acção social com desataque para o fórum da criança. 

Decordar que o lar kuzola é uma instituição pública de carácter sócial com objectivo de acolher e assistir crianças desfavorecidas. Neste momento acolhe mais de 400 crianças e tem beneficiado da ajuda de várias instituições que abraçam a acção solidária demonstrando assim o respeito, amor, atenção e acolhimento às crianças desfavorecidas.

Enviar um comentário

0 Comentários