O Presidente JL é sereno, de ideias claras, franco e zeloso em tudo que faz procurando excelência, exalta a ordem ou disciplina no quadro dos princípios e valores. É leal e intransigente no que acredita, mas quem não respeita os valores e normas mesmo sendo próximo entristece-o. Gosta respeitar e respeitar os outros, com ironia inteligente e subtileza. Tem energia que faz correr quarentões ou cinquentões fazendo mesmo concorrência com os mais-novos pelo empenho nos assuntos estratégicos e actualizado nas novidades tecnológicas.
O percurso de Comandante Militar disciplinado e leal na defesa da Estratégia de Segurança, Comissário Provincial, Secretário Geral, 1.° Vice-Presidente da Assembleia Nacional durante 11 anos, Vice-Presidente do MPLA e Ministro da Defesa fez dele, o sucessor natural do Presidente JES que indicou-o por mérito e ser capaz de mudar atitudes que considerava o "pior mal depois da guerra", JES estancou com sucesso a guerra e reconciliou sem precedente. Em toda sua trajectória onde a disciplina e a obediência à hierarquia nunca ofuscou-lhe a visão pessoal sobre a moralização da sociedade e das elites no quadro da reforma iniciada em 2017, para "Melhorar o que esta bem, corrigir o está mal". Numa lista de 3 nomes, JES indicou-o e o seu percurso de Homem disciplinado que valoriza o respeito pelos princípios que norteam o Estado seguiu a estratégia para reduzir o sentimento de impunidade sobre a posição social dos agentes políticos, militares, civis e familiares que deviam cumprir ou colaborar no processo de justificação da riqueza, quanto se tem e onde está? como exigia a Lei do Repatriamento de Capitais, era uma questão de seriedade e responsabilidade perante as promessas eleitorais. Não podemos ignorar que alertou desde da campanha eleitoral e cumpriu, como bom Soldado que chegou ao grau mais elevado de General e por inerência Comandante-Em-Chefe...
Este percurso distingue-no pela valentia e determinação em responsabilizar servidores que desrespeitam as normas de uma uma nova conjuntura, como combater ou prevenir a corrupção afecta quem detém recursos incongruentes, uns começaram a considerar perseguição, mas todo crime de corrupção é praticado por quem tem ligação com o poder ou agente, por é sempre selectivo ou crimes praticados por PPs. A lição que se tira neste processo é a melhoria do ambiente de negócios e a impunidade, a concorrência e a transparência que mostra-se pela cultura de denúncia sobre factos suspeitos, mostrando que a percepção de corrupção aumentou, cada vez mas os cidadãos ou empresas controlam agentes que praticam actos contrários à probidade. Antes tinham uma consciência conformista e até de indiferença do safe-se quem poder acumulando ou organizando-se, hoje temos todos mais pudor ou vergonha e tais actos geram condenação e responsabilização política com exoneração ou perder confiança quando se confirmam acusações pública, responsabilidade criminal ou civil reparando os danos e não exaltação da riqueza incongruente ou corrupta, sem justificação como legado do Presidente João Lourenço.
Um Líder Estratégico que preocupa-se com o futuro de Angola gerida por uma geração civilizada e em livre concorrência e com instituições fortes, economia resiliente e diversificada por isso, melhorou o alargamento do sistema de assistência médica e medicamentosa edificando grandes hospitais de nível terciários de alta qualidade, reedificação das futuras autarquias, reabilitação de infra-estruturas eléctricas e gerar reservas, incentivo à agricultura para gerar segurança alimentar, combate à seca no sul de Angola, aumenta reservas energéticas, constrói barragens e transporta água numa distância de mais de 200 quilómetros, disciplina e cumprimento da legalidade no sistema de segurança e de justiça para que o Estado garanta o Estado de Direito, diminuindo o sentimento de impunidade.
Devemos compreender que moralizar uma sociedade saída de um conflito é heroicidade que merece ser realçada.
Continue a orientar os angolanos para que a confiança nas instituições e o
bem-estar seja reforçado para o desenvolvimento e felicidade das novas gerações
e consciência sobre a justiça social e segurança de todos...
Felicidades Presidente João Lourenço, moralizador e reformador destemido.
0 Comentários