Presidida pelo ministro da Juventude e Desportos de Angola, Rui Falcão Pinto de Andrade, foi realizada a XV Reunião da Conferência de ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Cascais, Portugal.
Este encontro reuniu ministros e representantes das áreas de juventude e desporto dos Estados-membros da CPLP com o objectivo de reforçar a cooperação e desenvolver políticas inclusivas para a juventude e o desporto no espaço da CPLP.
Na abertura da conferência, o ministro Rui Falcão Pinto de Andrade destacou a CPLP como um espaço de cooperação e partilha de valores, onde a solidariedade e o respeito pela diversidade cultural têm um papel central.O governante angolano referiu-se também aos eventos paralelos, como a X Bienal de Jovens Criadores e o II Parlamento Juvenil, como oportunidades fundamentais para que os jovens expressem as suas visões e participem activamente na formulação de políticas que os impactam.
O evento produziu principais resoluções e compromissos aprovados na reunião, com destaque para o reforço da cooperação no Desporto e Juventude, os ministros comprometeram-se a ampliar o intercâmbio juvenil e desenvolver programas culturais e desportivos que promovam o bem-estar e a inclusão, reforçando a CPLP como espaço de solidariedade.
Os participantes assumiram por outro lado, compromissos futuros, sendo que os XII Jogos Desportivos da CPLP, em 2025, serão realizados na República de Timor-Leste, com o apoio dos Estados-membros para garantir a realização do evento.
Quanto a XI Bienal de Jovens Criadores e XIII Jogos da CPLP, confirmou-se a sua realização em 2026, em Cabo-Verde e dos XIII Jogos no Brasil em 2027, assegurando a continuidade dos eventos de intercâmbio cultural e desportivo.
Promoção da ética e integridade no desporto
A CPLP comprometeu-se a reforçar os princípios de ética e integridade no
desporto, como uma medida essencial para garantir a transparência e o respeito
nas práticas desportivas.
Políticas de Inclusão e Igualdade
Os Estados-membros foram incentivados a implementar políticas que promovam
a inclusão, igualdade de género e desenvolvimento sustentável entre os jovens,
com o objectivo de construir uma sociedade mais justa e igualitária.
O ministro Rui Pinto de Andrade encerrou a sessão reafirmando o compromisso de Angola em apoiar e liderar iniciativas que visem o progresso da juventude e do desporto na CPLP, enfatizando que a unidade e cooperação entre os países da CPLP são cruciais para enfrentar os desafios futuros e assegurar oportunidades para as novas gerações.
A próxima Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP acontece em Julho de 2025, em Timor-Leste, dando continuidade ao fortalecimento dos laços de cooperação entre os países da CPLP.
Encabeçada pelo ministro Rui Falcão Pinto de Andrade, a delegação angolana foi composta igualmente por Danila Bragança, secretária de Estado para a Juventude, e directores nacionais do Ministério da Juventude e Desporto.
0 Comentários