A Comissão de Carteira e Ética, em parceira com os familiares do malogrado jornalista Mateus Morais de Brito Júnior, fez a apresentação oficial, quinta-feira, em Luanda, do prémio de jornalismo “M.M. de Brito Júnior”, com o objectivo de incentivar e premiar as melhores práticas do campo do jornalismo.
Em declaração à imprensa, a presidente da Comissão de Carteira de Ética, Luísa Rogério, salientou que a iniciativa surgiu dos familiares do antigo jornalista, com o objectivo de homenagear o legado deixado por este.
“Portanto, o prémio é uma mais-valia, criado para
homenagear todos os que contribuem para o desenvolvimento do jornalismo
angolano, por meio do talento, dedicação e integridade, assim como para a
promoção de valores éticos, transparência pública e aprofundamento das questões
sociais, económicas e culturais”, disse.
Para a candidatura, disse, vão poder concorrer jornalistas angolanos e estrangeiros residentes no país, com trabalhos publicados nos meios de comunicação social angolanos. A primeira edição, explicou, vai ser realizada a 8 de Outubro do próximo ano, dia em que se comemora o aniversário de Mateus de Brito Júnior.
O prémio, realçou, vai incluir as categorias de Imprensa, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Jornalismo Investigativo. Em cada edição, acrescentou, vai ser atribuída uma menção honrosa a uma figura do jornalismo angolano a título póstumo, como forma de avivar a memória destes às gerações presentes e futuras.
Quanto ao prémio, Luísa Rogério, sublinhou que ainda não há um valor monetário exacto. A comissão e a família, garantiu, estão a trabalhar em busca de patrocinadores. Em relação ao corpo de jurados, a Comissão da Carteira Ética, frisou, vai comunicar, nos próximos 30 dias, aos meios de comunicação os nomes dos membros, bem como informar os requisitos necessários para participar e os prazos da inscrição e avaliação.
0 Comentários