Ticker

10/recent/ticker-posts

Reação de ACJr a volta da nomeação de Abel

A designação de Abel Chivukuvuku para integrar o Conselho da República, por parte do Presidente João Lourenço, foi antecedida por aconselhamento deste junto a Adalberto da Costa Júnior, líder da UNITA, que considerou ser “bom”, visto que, juntos, poderão dar alento à presença de líderes da oposição neste órgão de consulta do Chefe de Estado.

Lourenço teria recebido Chivukuvuku para formular pessoalmente o convite para integrar este órgão em substituição do jornalista e acadêmico Ismael Mateus, falecido no início do mês em Luanda. Antes de aceitar a proposta, consultou seus os parceiros da Frente Patriótica Unida, que, por sua vez, não o desencorajaram.

Lourenço e Chivukuvuku tornaram-se muito próximos na época em que ambos lideravam as bancadas parlamentares de seus respectivos partidos. A amizade entre eles se prolongou, uma vez que eram também vizinhos no Alvalade. Quando Lourenço chegou ao poder, já teria feito outros convites que foram declinados por Chivukuvuku.

No ato de tomada de posse, que aconteceu esta sexta-feira no Palácio Presidencial, João Lourenço felicitou-o pela “confiança que recaí em si e espero muito de si neste Conselho”.

Ao falar à imprensa, Chivukuvuku também recordou que já fez parte deste órgão por inerência de funções quando liderava a coligação CASA-CE, mas que agora “regressa por indicação e vontade do Chefe de Estado”.

Enviar um comentário

0 Comentários