A ProMarks, empresa internacional de engenharia especializada no sector energético e a Trafigura, líder de mercado na indústria global de matérias-primas, assinaram hoje um Memorando de Entendimento (MOU) com o Governo de Angola para a realização de um estudo de viabilidade técnico e económico para o desenvolvimento de um modelo de Parceria Público-Privada para a implementação de um projeto regional de transporte e fornecimento de energia.
A cerimónia de assinatura decorreu em Luanda com a presença de
representantes do Governo de Angola, juntamente com outros convidados
diplomáticos e representantes do sector privado. O Memorando de Entendimento
foi testemunhado pelo Ministro da Energia e Águas de Angola, João Baptista
Borges, e assinado por Rui Gourgel e Mauro Martins, Presidente e Membro do
Conselho de Administração, respetivamente, da Rede Nacional de Transportes
(RNT); Elísio Augusto, Administrador Executivo da ProMarks; e Julien Rolland,
Head of Strategic Project and Investments da Trafigura e membro do Conselho de
Administração da Lobito Atlantic Railway.
O projecto em análise consiste na construção e operação de um "interconector"
de electricidade de alta tensão de 2.000 MW (uma linha de transmissão HVDC)
para levar o excedente de eletricidade verde produzido por barragens
hidroelétricas localizadas no norte de Angola para a região do Copperbelt da
RDC e Zâmbia, integrando-se com o Southern Africa Power Pool (SAPP).
A electricidade será comprada à Rede Nacional de Transporte de Eletricidade
de Angola, sendo depois vendida às empresas mineiras globais no Copperbelt e
aos demais clientes dos países da SADC.
A joint venture a constituir entre a ProMarks e a Trafigura desenvolverá,
financiará, construirá e explorará o "interconector" eléctrico.
Pretende-se que o projecto seja financiado através de uma combinação de
capitais próprios e de financiamento. O planeamento, as aprovações e a
construção levarão cerca de quatro anos a concretizar, após a decisão final de
investimento.
"Angola está a utilizar todo o potencial dos seus recursos hídricos e solares para produzir energia de forma limpa e sustentável. O projecto de interligação entre as redes elétricas de Angola e dos países vizinhos poderá, juntamente com a barragem hidroelétrica de Caculo Cabaça, ser o projecto mais importante para o sector elétrico, atraindo novas receitas para Angola e facilitando o retorno do investimento que tem sido feito pelo governo na produção de energia", disse Elísio Augusto, Administrador Executivo da ProMarks.
A Trafigura está interessada em investir e em co-desenvolver o projecto em
regime de parceria público-privada a longo prazo. Como parte do consórcio
responsável pela gestão do Corredor do Lobito, que já está a contribuir para o
transporte dos recursos minerais críticos da região para os mercados
internacionais e a apoiar o desenvolvimento de negócios colaterais e da
actividade comercial ao longo da linha, está bem posicionada para trabalhar com
a sua base de clientes na assinatura de acordos de fornecimento de energia.
“A procura de energia está a aumentar significativamente em toda a região
de Copperbelt, onde a indústria mineira está a crescer significativamente com o
apoio logístico fornecido pela Lobito Atlantic Railway (LAR)”, disse Julien
Rolland, Chefe de Projectos Estratégicos e Investimentos da Trafigura e membro
do Conselho de Administração da LAR.
As três partes tencionam agora concluir os estudos de viabilidade, tal como
estabelecido no Memorando de Entendimento, a fim de definir as etapas seguintes
para a implementação do projecto.
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